Estudos complementares
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Pergunta 1
Dependendo das condições da organização, pode-se optar por um processo de melhoria contínua, no qual a melhoria é incremental, ou opta-se pela melhoria radical, que é mais relacionada a um processo de mudança geral da operação da organização. Qual o nome que se dá a essa melhoria radical?Resposta Selecionada:
e.
Reengenharia.Respostas: a.
Melhoria contínua.b.
Melhoria progressiva.c.
Melhoria radical.d.
Reprocesso.
e.
Reengenharia.Feedback da resposta: quando não existe essa mínima organização ou quando os próprios processos e seus executores são questionados, a opção é pela reengenharia. Em determinado momento, quando os princípios de foco nos processos foram esquecidos, a reengenharia passou a ser apenas um instrumento de corte de pessoal para redução de custos. Atualmente, é uma ferramenta para redirecionar totalmente os rumos de uma organização (processos e pessoas) quando o controle já foi perdido e as pessoas não têm direcionamento.Pergunta 2
Durante a conclusão da escolha dos processos organizacionais a serem aperfeiçoados, Harrington (1993) solicita especial atenção aos 4Rs. Qual dos Rs não pertence aos 4Rs aprendidos?Resposta Selecionada:
c.
Revisões.Respostas: a.
Recursos.b.
Retornos.
c.
Revisões.d.
Riscos.e.
Recompensas.Feedback da resposta: Quando se conclui qual processo será aperfeiçoado, não é ainda necessário fazer qualquer revisão.Pergunta 3
O APE (Aperfeiçoamento de Processos Empresariais) não vai acontecer por si só. Ele tem de ser movido pela alta administração. Uma Equipe Executiva de Aperfeiçoamento (EEA) deve estar profundamente envolvida e estabelecer as prioridades para os processos organizacionais, designando os donos dos processos e avaliando o desenvolvimento dos trabalhos e os resultados. A primeira fase no APE deve se:Resposta Selecionada:
c.
Organizar.Respostas: a.
Entender.b.
Aperfeiçoar.
c.
Organizar.d.
Medir e controlar.e.
Aperfeiçoar continuamente.Feedback da resposta: organizar é o que se deve fazer primeiro: monta-se a equipe de melhoria com pessoal envolvido direta e indiretamente com o processo a ser melhorado e definem-se os objetivos, os limites e o escopo.Pergunta 4
O APE constitui uma sistemática para administrar a organização que é voltada para a prevenção. Resolver problemas pode melhorar as coisas, mas não provoca uma mudança cultural de longo prazo. Para fazer isso, é preciso, antes de tudo, alterar os processos que permitem que ocorram erros. Qual deve ser a primeira das oito etapas do APE?Resposta Selecionada:
b.
Formar a equipe de aperfeiçoamento.Respostas: a.
Identificar os processos do negócio.
b.
Formar a equipe de aperfeiçoamento.c.
Analisar o processo atual.d.
Elaborar o novo processo.e.
Elaborar o fluxograma detalhado do processo.Feedback da resposta: deve-se sensibilizar a direção, conscientizar os colaboradores, definir o representante da direção, definir os facilitadores, definir a equipe de aperfeiçoamento.Pergunta 5
O aperfeiçoamento (racionalização) dos processos tem como fim a satisfação e a fidelização dos clientes atuais e a atração de novos clientes, sejam eles novos consumidores ou ex-clientes dos concorrentes. A meta é uma só: garantir a sustentabilidade do negócio. Os objetivos do aperfeiçoamento dos processos são:I. Redução do tempo de ciclo do processo.II. Aprender continuamente, com erros e acertos.III. Eliminar o valor agregado.IV. Simplificar.V. Diminuir burocracia.VI. Eliminar duplicidades.Resposta Selecionada:
b.
Apenas dois dos objetivos citados não se aplicam ao aperfeiçoamento dos processos.Respostas:
a.
Apenas um dos objetivos citados não se aplica ao aperfeiçoamento dos processos.b.
Apenas dois dos objetivos citados não se aplicam ao aperfeiçoamento dos processos.c.
Apenas três dos objetivos citados não se aplicam ao aperfeiçoamento dos processos.d.
Apenas quatro dos objetivos citados não se aplicam ao aperfeiçoamento dos processos.e.
Todos os objetivos citados se aplicam ao aperfeiçoamento dos processos.Pergunta 6
O que é necessário para que se consiga aperfeiçoar processos?
I. Ter o apoio e o comprometimento da alta administração.II. Ter objetivos de longo prazo.III. Usar uma metodologia de forma sistêmica.IV. Designar os responsáveis (donos) pelos processos.V. Desenvolver sistemas de controle e de retorno (feedback).VI. Ter foco no processo.Resposta Selecionada:
a.
Em apenas uma das sentenças afirma-se algo que não é realmente necessário para aperfeiçoar processos.Respostas: a.
Em apenas uma das sentenças afirma-se algo que não é realmente necessário para aperfeiçoar processos.b.
Em duas das sentenças afirma-se algo que não é realmente necessário para aperfeiçoar processos.c.
Em três das sentenças afirma-se algo que não é realmente necessário para aperfeiçoar processos.d.
Em quatro das sentenças afirma-se algo que não é realmente necessário para aperfeiçoar processos.
e.
Em todas as sentenças o que se afirma é realmente necessário para aperfeiçoar processos.Pergunta 7
Processos devem ser aperfeiçoados, mas há um caminho proibido para esse aperfeiçoamento, que é:Resposta Selecionada:
a.
O método de tentativa e erro.Respostas:
a.
O método de tentativa e erro.b.
A racionalização.c.
O planejamento.d.
A verificação da interdependência entre os processos.e.
A identificação dos problemas e suas causas.Feedback da resposta: desperdícios de tempo e dinheiro não são permitidos na condução dos negócios. Daí a necessidade de que a racionalização dos processos seja implementada de forma planejada.Pergunta 8
Qual é o ponto de partida para todas as metodologias de aperfeiçoamento de processos?Resposta Selecionada:
d.
O ciclo PDCA.Respostas: a.
O fluxograma.b.
O levantamento de custos.c.
A estimativa de prazo.
d.
O ciclo PDCA.e.
A definição dos envolvidos.Feedback da resposta: o ciclo PDCA é uma ferramenta que se presta para qualquer atividade organizacional, pois determina que todo processo deve ser planejado (plan), executado (do), ter seus resultados verificados (check) e, se necessário, deve ser ajustado (action). Para isso, deve-se novamente planejar, executar, medir e corrigir e repetir essa sequência infinitamente.Pergunta 9
Quem tem o papel fundamental no processo de melhoria ao medir os processos e os resultados da organização, que permite identificar tendências e atuar preventivamente nos processos organizacionais, promovendo as melhorias necessárias?Resposta Selecionada:
e.
Os métodos e processos.Respostas: a.
Os gerentes.b.
Os operadores.
c.
Os indicadores.d.
Os engenheiros.e.
Os métodos e processos.Pergunta 10
Um projeto de melhoria é necessário para o aperfeiçoamento dos processos organizacionais e requer:I. Disposição para investir um mínimo de recursos.II. Contar com colaboradores com qualificação básica.III. Avaliar os tempos envolvidos.IV. Sempre que possível e/ou necessário, adquirir recursos de hardware e software.V. Administrar os conflitos e as resistências dos colaboradores envolvidos nos processos a serem otimizados.VI. Identificar os problemas e suas causas.VII. Definir por quais processos deve se iniciar o aperfeiçoamento.Resposta Selecionada:
e.
Todas as sentenças estão corretas.Respostas: a.
Apenas uma das sentenças é incorreta.
b.
Duas das sentenças estão incorretas.c.
Três das sentenças estão incorretas.d.
Quatro das sentenças estão incorretas.e.
Todas as sentenças estão corretas.
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