Administração Interdiscplinar
GABARITO
1-A
2-C
3-A
4-E
5-C
6-E
7-E
8-A
9-E
10-E
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Questão 1: A microeconomia pode ser uma ferramenta útil no sentido de estabelecer políticas e estratégias
para as empresas em geral, Por meio de uma análise microeconômica, as empresas podem fornecer subsídios
às seguintes decisões em relação ao seu planejamento (SILVA; LUIZ, 2018), temos as seguintes afirmações:
1, Política de preços.
II. Política de custos de produção.
III. Política de demanda e faturamento,
IV. Decisões ótimas de produção (escolha da melhor alternativa para produção ou da melhor combinação dos fatores
de produção).
V. Avaliação e elaboração de projetos de investimentos (análise de custo-benefício da compra de equipamentos,
ampliação da empresa, aquisição de outras empresas).
Assinale a alternativa com as afirmações incorretas:
A) Tell,
EB) IV e V.
O DTelv.
D) Ie,
E) LIV, e V.
Questão 2: Uma demonstração de resultados precisa ser examinada pelo gestor financeiro levando-se em
conta os seguintes fatores (ROSS et al, 2015):
1. Princípios contábeis: à demonstração de resultados deve mostrar a receita conforme ela ocorre, respeitando-se
princípios contábeis. À regra geral é reconhecer a receita quando o processo de lucros está praticamente completo e
o valor de uma troca de bens ou de serviços é conhecido ou determinado de modo confiável - princípio da
competência (a receita é reconhecida no momento da venda, que não precisa, necessariamente, ser o momento do
recebimento no caixa).
II. Itens que não afetam o caixa: são despesas deduzidas das receitas que não afetam diretamente o fluxo de caixa,
como a depreciação.
IM. Tempo e custos: a distinção entre o curto e o longo prazo leva em conta os custos fixos ou variáveis, Custos fixos
têm de ser pagos de qualquer maneira (ex.: impostos e salários). Custos variáveis correspondem aos gastos que
podem aumentar ou diminuir em função do nível de atividade (ex.: pagamentos a fornecedores).
IV. Liquidez: refere-se à velocidade e à facilidade de um ativo para ser convertido em caixa. À liquidez tem duas
dimensões: facilidade de conversão versus perda de valor. Um ativo com alta liquidez é aquele que pode ser vendido
rapidamente sem perda de valor; por outro lado, um ativo sem liquidez é aquele que não pode ser convertido em
caixa rapidamente sem uma grande redução no seu preço. Quanto maior a liquidez de um negócio, menor a
probabilidade de a empresa passar por problemas financeiros.
V. Dívida versus patrimônio: quando a empresa toma dinheiro emprestado, ela prioriza o pagamento de credores,
sobrando aos proprietários apenas o valor residual, que é a parte que sobra depois do pagamento aos credores. O
valor dessa parte residual é seu patrimônio na empresa. Se a empresa vender seu ativo e pagar suas dívidas, o
dinheiro restante pertence aos acionistas. O uso de dívidas na estrutura de capital da empresa é chamado de
alavancagem financeira. Quanto maior a sua dívida, maior o grau de alavancagem financeira. Dívidas podem
funcionar como uma alavanca, pois podem aumentar muito tanto os lucros quanto as perdas.
Assinale à alternativa com as afirmações incorretas:
A) Le.
B) IVeV.
O Dev.
D) LI eiV.
E) IML IV, e V.
Questão 3: Para entender o Planejamento Estratégico da Gestão de RH (PEGRH), é preciso compreender o seu
alicerce: o Planejamento Estratégico Empresarial (PEE). O PEE define a identidade da organização, traça os
objetivos organizacionais e suas estratégias. Cada unidade organizacional estabelece seus planos de ação,
definindo seus indicadores para a mensuração de resultados. As estratégias organizacionais orientam os
resultados e estão apoiadas na identidade organizacional, constituída por (SOUZA & SOUZA, 2016):
1. Negócio: é o espaço que a organização pretende ocupar quando se trata das demandas ambientais.
IL. Missão: refere-se àquilo que a organização deseja para o futuro, é a imagem que a empresa tem projetada no
espaço e no tempo.
Il. Visão: é a razão de ser da organização, ou seja, é a declaração do propósito e do alcance da empresa em termos
de produto e de mercado.
IV. Valores: expressam as crenças básicas que servirão como padrões orientadores das ações organizacionais.
V. Objetivos organizacionais: correspondem à situação futura que a organização pretende alcançar por meio de suas
estratégias.
VL Estratégias organizacionais: são um conjunto de decisões em relação à forma como os recursos são alocados e as
tarefas desempenhadas para o alcance dos objetivos.
Assinale a alternativa com as afirmações incorretas:
A) Tel
B) IVeVI
O Dev.
D) LUI eV.
E) LIV, Ve VI.
Questão 4: Existem diferentes abordagens que norteiam os esforços de marketing de uma empresa. Dentre as
correntes tradicionais, é possível destacar as seguintes orientações (KOTLER; KELLER, 2019):
A) Orientação para produção: baseia-se no fato de que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de
encontrar e de baixo custo. Os gestores de empresas orientadas para a produção são focados em alta eficiência de
produção, baixos custos e distribuição em massa.
B) Orientação para produto: diz respeito aos consumidores que dão preferência a produtos de qualidade e
desempenho superiores, além de terem características inovadoras. Os gestores precisam tomar cuidado para não
acreditarem que um produto melhor, por si só, aumentará as vendas. É preciso que o produto tenha também um
preço competitivo e seja distribuído, promovido e vendido de maneira adequada.
C) Orientação para vendas: o pressuposto da orientação para vendas é de que os consumidores não vão comprar os
produtos de uma empresa em quantidade suficiente de forma espontânea. Isso quer dizer que essa orientação é mais
praticada para produtos pouco procurados ou para aqueles que os consumidores dificilmente pensam em comprar,
como seguros em geral.
D) Orientação para marketing: abordagem centrada no cliente, ou seja, a tarefa não é mais encontrar os clientes
certos para o produto, mas o produto certo para os clientes. A orientação para marketing afirma que os objetivos
organizacionais serão atingidos se a empresa for mais eficaz que os concorrentes na criação, entrega e comunicação
de um valor superior, na opinião dos clientes, aos mercados-alvo escolhidos.
E) Todas estão corretas.
Questão 5: A teoria microeconômica pode auxiliar na análise de tomada de decisões das empresas com base
na política econômica quando considera os seguintes elementos (SILVA; LUIZ, 2018):
1. Impactos dos impostos sobre mercados específicos.
IL. Política de subsídios nos preços de determinados produtos ou na compra de insumos para à produção.
II. Fixação de preços mínimos em determinados setores de produção, o que pode levar ao controle de preços.
IV. Leis antitrustes (controle de lucros de monopólios e oligopólios).
V. Avaliação de projetos de investimentos públicos.
Assinale a alternativa com as afirmações corretas:
A) Tel.
Bm) INev,
CC Te.
DI Iel.
E) LIM, IV, eV,
Questão 6: Para Robbins e Judge (2019), o conflito pode ser encarado como funcional ou positivo: se
utilizado para enriquecimento pessoal ou como algo construtivo; e disfuncional ou negativo: se percebido
como algo destrutivo. Em relação ao conflito funcional ou positivo, pode-se afirmar que ele:
1. Ajusta o relacionamento interpessoal, amenizando tensões ao promover à sua liberação.
II. Provoca o diálogo, forçando a expressão de ideias e reivindicações, favorecendo o feedback.
II. Ativa o espírito criativo e inovador na busca das soluções.
IV. Contribui para um aprimoramento no senso de propósito e direção, expondo as adversidades e posições
contrárias.
Assinale a alternativa com as afirmações corretas:
A) Tem.
B) IV.
O Men.
D) LO.
E) LI MelV,
Questão 7: A função produção dá à organização uma vantagem baseada em produção, e isso é possível por
meio de cinco objetivos de desempenho básicos.
L. Objetivo qualidade: significa fazer certo as coisas, mas “fazer certo depende do tipo de operação que a produção
precisa realizar. Fazer certo proporciona vantagem em qualidade, e qualidade significa coisas diferentes em
operações diferentes.
Il. Objetivo rapidez: significa fazer as coisas em tempo para os consumidores receberem seus bens ou serviços
quando foram prometidos. A confiabilidade na operação interna analisa o nível de confiabilidade entre as micro-
operações na entrega pontual de materiais e informações. A confiabilidade economiza tempo, dinheiro e dá
previsibilidade às operações.
III. Objetivo confiabilidade: significa quanto tempo os consumidores precisam esperar para receber seus produtos ou
serviços. A rapidez da operação interna, por exemplo, é auxiliada pela rapidez da tomada de decisão, movimentação
de materiais e informações internas da operação, causando benefícios adicionais, como a redução de estoques e à
redução do risco.
Iv. Objetivo flexibilidade: significa ser capaz de mudar à operação de alguma forma (o que, como ou quando a
operação faz). A flexibilidade na operação interna agiliza a resposta da operação, economiza tempo e à mantém a
confiabilidade. A mudança nas operações precisa estar em condições para satisfazer às exigências de seus
consumidores, atendendo à quatro tipos de exigências: flexibilidade de produto/serviço, flexibilidade de composto de
produtos e serviços; flexibilidade de volume de diferentes produtos e serviços; e flexibilidade de tempos de entrega
diferentes.
V. Objetivo custo: significa que quanto menor o custo para produzir bens e serviços, menor pode ser o preço aos
consumidores. A produção gastará dinheiro em: custos de empregados; custos de instalações, tecnologia e
equipamentos; e custos de materiais.
Assinale a alternativa com as afirmações corretas:
A) Tel,
BB) IVeV.
oO Dev
D) LI elV.
E) LIV, e V.
Questão 8: A administração da qualidade total (TOM), do inglês total quality management, pode ser considerada
uma filosofia, uma forma de pensar e trabalhar que leva em consideração o atendimento das necessidades e das
expectativas dos consumidores. A TOM faz com que a qualidade deixe de ser uma preocupação puramente
operacional e passe a ser responsabilidade de toda a organização, envolvendo os seguintes pontos (SLACK et al,
2018).
Assinale a alternativa incorreta;
A) Atendimento das necessidades e expectativas dos concorrentes.
B) Inclusão de todas as partes e pessoas da organização.
C) Ênfase na construção da qualidade em todos os processos de produção.
D) Desenvolvimento de sistemas e procedimentos que priorizem qualidade e melhoria.
E) Desenvolvimento de um processo de melhoria contínua.
Questão 9: A cultura organizacional tem fortes influências no conjunto de respostas que a organização
oferece aos ambientes externo e interno, afetando sua estratégia, sua definição estrutural, seus processos e
sistemas, assim como sua produtividade e seu desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, a cultura ajuda e
orienta os membros a se adequarem internamente para melhor lidar com as questões externas. Os elementos
da cultura organizacional mais importantes, de acordo com Schein (1990), são:
L. Valores compartilhados: são as noções compartilhadas que as pessoas têm do que é importante e acessível para o
grupo à que pertencem. Em outras palavras, os valores compartilhados explicitam para à organização o que é
considerado importante ou irrelevante, prioritário ou desprezível.
Il. Pressuposições básicas: correspondem a uma solução pronta, disponível e, até certo ponto, inquestionável pelo
grupo, ou seja, são conjecturas antecipadas ou respostas prévias sobre o que é, o que se faz e o que acontece em
termos de comportamento na organização.
M. Artefatos: comportamentos públicos e outras manifestações físicas, compostos por regras pessoais, ritos,
cerimônias e criações - histórias, rituais e símbolos,
IV. Papel de definição de fronteiras, o que permite a distinção de uma e outra organização.
V. Sentido de identidade para os membros da organização.
Assinale a alternativa com as afirmações corretas:
A) Tel.
B) IVev.
O) Del.
D) fel.
E) L Tem.
Questão 10: A Gestão de RH provoca impactos tanto nas pessoas como nas organizações. A qualidade da
maneira como as pessoas são geridas na organização depende fundamentalmente da Gestão de RH. Para isso,
à área de RH estabeleceu seis processos básicos na gestão de pessoas:
L. Prover: processo utilizado para fazer com que novos profissionais façam parte da organização, somando esforços e
competências.
II. Aplicar: processo utilizado para integrar novos profissionais à cultura da organização e à sua nova equipe de
trabalho.
IM. Manter: processo utilizado para entreter as pessoas na organização, com condições ambientais e psicológicas
satisfatórias.
IV. Recompensar: processo utilizado para reconhecer e recompensar as pessoas por suas conquistas na organização,
criando um forte senso de meritocracia.
V., Desenvolver: processo utilizado para manter todas às pessoas motivadas, a fim de que possam alcançar seus
objetivos na organização.
VI. Monitorar as pessoas: processo utilizado para acompanhar os resultados atingidos, por meio de indicadores-chave
de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicators).
Assinale à alternativa com as afirmações corretas:
A) Tel,
B) INV ev.
Cc Tev.
D) LI elV.
E) LI, IVeVL
Comentários
Postar um comentário