Administração Interdiscplinar

 GABARITO

1-A

2-C

3-A

4-E

5-C

6-E

7-E

8-A

9-E

10-E


ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR


Questão 1: A microeconomia pode ser uma ferramenta útil no sentido de estabelecer políticas e estratégias

para as empresas em geral, Por meio de uma análise microeconômica, as empresas podem fornecer subsídios

às seguintes decisões em relação ao seu planejamento (SILVA; LUIZ, 2018), temos as seguintes afirmações:


1, Política de preços.


II. Política de custos de produção.


III. Política de demanda e faturamento,


IV. Decisões ótimas de produção (escolha da melhor alternativa para produção ou da melhor combinação dos fatores

de produção).


V. Avaliação e elaboração de projetos de investimentos (análise de custo-benefício da compra de equipamentos,

ampliação da empresa, aquisição de outras empresas).


Assinale a alternativa com as afirmações incorretas:


A) Tell,

EB) IV e V.

O DTelv.

D) Ie,

E) LIV, e V.


Questão 2: Uma demonstração de resultados precisa ser examinada pelo gestor financeiro levando-se em

conta os seguintes fatores (ROSS et al, 2015):

1. Princípios contábeis: à demonstração de resultados deve mostrar a receita conforme ela ocorre, respeitando-se

princípios contábeis. À regra geral é reconhecer a receita quando o processo de lucros está praticamente completo e

o valor de uma troca de bens ou de serviços é conhecido ou determinado de modo confiável - princípio da

competência (a receita é reconhecida no momento da venda, que não precisa, necessariamente, ser o momento do

recebimento no caixa).


II. Itens que não afetam o caixa: são despesas deduzidas das receitas que não afetam diretamente o fluxo de caixa,

como a depreciação.


IM. Tempo e custos: a distinção entre o curto e o longo prazo leva em conta os custos fixos ou variáveis, Custos fixos

têm de ser pagos de qualquer maneira (ex.: impostos e salários). Custos variáveis correspondem aos gastos que

podem aumentar ou diminuir em função do nível de atividade (ex.: pagamentos a fornecedores).


IV. Liquidez: refere-se à velocidade e à facilidade de um ativo para ser convertido em caixa. À liquidez tem duas

dimensões: facilidade de conversão versus perda de valor. Um ativo com alta liquidez é aquele que pode ser vendido

rapidamente sem perda de valor; por outro lado, um ativo sem liquidez é aquele que não pode ser convertido em

caixa rapidamente sem uma grande redução no seu preço. Quanto maior a liquidez de um negócio, menor a

probabilidade de a empresa passar por problemas financeiros.


V. Dívida versus patrimônio: quando a empresa toma dinheiro emprestado, ela prioriza o pagamento de credores,

sobrando aos proprietários apenas o valor residual, que é a parte que sobra depois do pagamento aos credores. O

valor dessa parte residual é seu patrimônio na empresa. Se a empresa vender seu ativo e pagar suas dívidas, o

dinheiro restante pertence aos acionistas. O uso de dívidas na estrutura de capital da empresa é chamado de

alavancagem financeira. Quanto maior a sua dívida, maior o grau de alavancagem financeira. Dívidas podem

funcionar como uma alavanca, pois podem aumentar muito tanto os lucros quanto as perdas.


Assinale à alternativa com as afirmações incorretas:


A) Le.

B) IVeV.

O Dev.

D) LI eiV.

E) IML IV, e V.


Questão 3: Para entender o Planejamento Estratégico da Gestão de RH (PEGRH), é preciso compreender o seu

alicerce: o Planejamento Estratégico Empresarial (PEE). O PEE define a identidade da organização, traça os

objetivos organizacionais e suas estratégias. Cada unidade organizacional estabelece seus planos de ação,

definindo seus indicadores para a mensuração de resultados. As estratégias organizacionais orientam os

resultados e estão apoiadas na identidade organizacional, constituída por (SOUZA & SOUZA, 2016):


1. Negócio: é o espaço que a organização pretende ocupar quando se trata das demandas ambientais.


IL. Missão: refere-se àquilo que a organização deseja para o futuro, é a imagem que a empresa tem projetada no

espaço e no tempo.


Il. Visão: é a razão de ser da organização, ou seja, é a declaração do propósito e do alcance da empresa em termos

de produto e de mercado.


IV. Valores: expressam as crenças básicas que servirão como padrões orientadores das ações organizacionais.


V. Objetivos organizacionais: correspondem à situação futura que a organização pretende alcançar por meio de suas

estratégias.


VL Estratégias organizacionais: são um conjunto de decisões em relação à forma como os recursos são alocados e as

tarefas desempenhadas para o alcance dos objetivos.


Assinale a alternativa com as afirmações incorretas:


A) Tel


B) IVeVI


O Dev.


D) LUI eV.

E) LIV, Ve VI.


Questão 4: Existem diferentes abordagens que norteiam os esforços de marketing de uma empresa. Dentre as

correntes tradicionais, é possível destacar as seguintes orientações (KOTLER; KELLER, 2019):


A) Orientação para produção: baseia-se no fato de que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de

encontrar e de baixo custo. Os gestores de empresas orientadas para a produção são focados em alta eficiência de

produção, baixos custos e distribuição em massa.


B) Orientação para produto: diz respeito aos consumidores que dão preferência a produtos de qualidade e

desempenho superiores, além de terem características inovadoras. Os gestores precisam tomar cuidado para não

acreditarem que um produto melhor, por si só, aumentará as vendas. É preciso que o produto tenha também um

preço competitivo e seja distribuído, promovido e vendido de maneira adequada.


C) Orientação para vendas: o pressuposto da orientação para vendas é de que os consumidores não vão comprar os

produtos de uma empresa em quantidade suficiente de forma espontânea. Isso quer dizer que essa orientação é mais

praticada para produtos pouco procurados ou para aqueles que os consumidores dificilmente pensam em comprar,

como seguros em geral.


D) Orientação para marketing: abordagem centrada no cliente, ou seja, a tarefa não é mais encontrar os clientes

certos para o produto, mas o produto certo para os clientes. A orientação para marketing afirma que os objetivos

organizacionais serão atingidos se a empresa for mais eficaz que os concorrentes na criação, entrega e comunicação

de um valor superior, na opinião dos clientes, aos mercados-alvo escolhidos.


E) Todas estão corretas.


Questão 5: A teoria microeconômica pode auxiliar na análise de tomada de decisões das empresas com base

na política econômica quando considera os seguintes elementos (SILVA; LUIZ, 2018):


1. Impactos dos impostos sobre mercados específicos.


IL. Política de subsídios nos preços de determinados produtos ou na compra de insumos para à produção.


II. Fixação de preços mínimos em determinados setores de produção, o que pode levar ao controle de preços.

IV. Leis antitrustes (controle de lucros de monopólios e oligopólios).


V. Avaliação de projetos de investimentos públicos.


Assinale a alternativa com as afirmações corretas:


A) Tel.


Bm) INev,


CC Te.


DI Iel.


E) LIM, IV, eV,


Questão 6: Para Robbins e Judge (2019), o conflito pode ser encarado como funcional ou positivo: se

utilizado para enriquecimento pessoal ou como algo construtivo; e disfuncional ou negativo: se percebido

como algo destrutivo. Em relação ao conflito funcional ou positivo, pode-se afirmar que ele:


1. Ajusta o relacionamento interpessoal, amenizando tensões ao promover à sua liberação.


II. Provoca o diálogo, forçando a expressão de ideias e reivindicações, favorecendo o feedback.


II. Ativa o espírito criativo e inovador na busca das soluções.


IV. Contribui para um aprimoramento no senso de propósito e direção, expondo as adversidades e posições

contrárias.


Assinale a alternativa com as afirmações corretas:


A) Tem.


B) IV.


O Men.


D) LO.


E) LI MelV,


Questão 7: A função produção dá à organização uma vantagem baseada em produção, e isso é possível por

meio de cinco objetivos de desempenho básicos.

L. Objetivo qualidade: significa fazer certo as coisas, mas “fazer certo depende do tipo de operação que a produção

precisa realizar. Fazer certo proporciona vantagem em qualidade, e qualidade significa coisas diferentes em


operações diferentes.


Il. Objetivo rapidez: significa fazer as coisas em tempo para os consumidores receberem seus bens ou serviços

quando foram prometidos. A confiabilidade na operação interna analisa o nível de confiabilidade entre as micro-

operações na entrega pontual de materiais e informações. A confiabilidade economiza tempo, dinheiro e dá

previsibilidade às operações.


III. Objetivo confiabilidade: significa quanto tempo os consumidores precisam esperar para receber seus produtos ou

serviços. A rapidez da operação interna, por exemplo, é auxiliada pela rapidez da tomada de decisão, movimentação

de materiais e informações internas da operação, causando benefícios adicionais, como a redução de estoques e à

redução do risco.


Iv. Objetivo flexibilidade: significa ser capaz de mudar à operação de alguma forma (o que, como ou quando a

operação faz). A flexibilidade na operação interna agiliza a resposta da operação, economiza tempo e à mantém a

confiabilidade. A mudança nas operações precisa estar em condições para satisfazer às exigências de seus

consumidores, atendendo à quatro tipos de exigências: flexibilidade de produto/serviço, flexibilidade de composto de

produtos e serviços; flexibilidade de volume de diferentes produtos e serviços; e flexibilidade de tempos de entrega

diferentes.


V. Objetivo custo: significa que quanto menor o custo para produzir bens e serviços, menor pode ser o preço aos

consumidores. A produção gastará dinheiro em: custos de empregados; custos de instalações, tecnologia e

equipamentos; e custos de materiais.


Assinale a alternativa com as afirmações corretas:


A) Tel,

BB) IVeV.

oO Dev

D) LI elV.

E) LIV, e V.


Questão 8: A administração da qualidade total (TOM), do inglês total quality management, pode ser considerada

uma filosofia, uma forma de pensar e trabalhar que leva em consideração o atendimento das necessidades e das

expectativas dos consumidores. A TOM faz com que a qualidade deixe de ser uma preocupação puramente

operacional e passe a ser responsabilidade de toda a organização, envolvendo os seguintes pontos (SLACK et al,

2018).


Assinale a alternativa incorreta;


A) Atendimento das necessidades e expectativas dos concorrentes.


B) Inclusão de todas as partes e pessoas da organização.


C) Ênfase na construção da qualidade em todos os processos de produção.


D) Desenvolvimento de sistemas e procedimentos que priorizem qualidade e melhoria.

E) Desenvolvimento de um processo de melhoria contínua.


Questão 9: A cultura organizacional tem fortes influências no conjunto de respostas que a organização

oferece aos ambientes externo e interno, afetando sua estratégia, sua definição estrutural, seus processos e

sistemas, assim como sua produtividade e seu desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, a cultura ajuda e

orienta os membros a se adequarem internamente para melhor lidar com as questões externas. Os elementos

da cultura organizacional mais importantes, de acordo com Schein (1990), são:


L. Valores compartilhados: são as noções compartilhadas que as pessoas têm do que é importante e acessível para o

grupo à que pertencem. Em outras palavras, os valores compartilhados explicitam para à organização o que é

considerado importante ou irrelevante, prioritário ou desprezível.


Il. Pressuposições básicas: correspondem a uma solução pronta, disponível e, até certo ponto, inquestionável pelo

grupo, ou seja, são conjecturas antecipadas ou respostas prévias sobre o que é, o que se faz e o que acontece em

termos de comportamento na organização.


M. Artefatos: comportamentos públicos e outras manifestações físicas, compostos por regras pessoais, ritos,

cerimônias e criações - histórias, rituais e símbolos,

IV. Papel de definição de fronteiras, o que permite a distinção de uma e outra organização.

V. Sentido de identidade para os membros da organização.


Assinale a alternativa com as afirmações corretas:


A) Tel.

B) IVev.

O) Del.

D) fel.


E) L Tem.


Questão 10: A Gestão de RH provoca impactos tanto nas pessoas como nas organizações. A qualidade da

maneira como as pessoas são geridas na organização depende fundamentalmente da Gestão de RH. Para isso,

à área de RH estabeleceu seis processos básicos na gestão de pessoas:


L. Prover: processo utilizado para fazer com que novos profissionais façam parte da organização, somando esforços e

competências.


II. Aplicar: processo utilizado para integrar novos profissionais à cultura da organização e à sua nova equipe de

trabalho.


IM. Manter: processo utilizado para entreter as pessoas na organização, com condições ambientais e psicológicas

satisfatórias.


IV. Recompensar: processo utilizado para reconhecer e recompensar as pessoas por suas conquistas na organização,

criando um forte senso de meritocracia.


V., Desenvolver: processo utilizado para manter todas às pessoas motivadas, a fim de que possam alcançar seus

objetivos na organização.


VI. Monitorar as pessoas: processo utilizado para acompanhar os resultados atingidos, por meio de indicadores-chave

de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicators).


Assinale à alternativa com as afirmações corretas:


A) Tel,


B) INV ev.


Cc Tev.


D) LI elV.

E) LI, IVeVL


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática Aplicada - questionário 01

Processos Organizacionais - Unidade 01

Estatística aplicada