Processos Organizacionais - Unidade 01
Pergunta 1
Aparência, pontualidade, exatidão, confiabilidade, utilidade, facilidade de manutenção, durabilidade, custo, receptividade e confiabilidade, são exemplos de:Resposta Selecionada:
a. eficácia;Respostas:
a. b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: eficácia é o grau com que as necessidades dos clientes são atendidas, é fazer o que o cliente solicitou e obter os resultados desejados. Ou seja, é a capacidade de realizar os resultados desejados, com a maior precisão possível.Pergunta 2
Conforme o livro-texto, as pessoas podem ser organizadas nas empresas por meio dos departamentos ou processos. O que especialmente caracteriza a organização por processos é:Resposta Selecionada:
b.que cada tarefa afeta o resultado final e que uma tarefa influencia ou depende da outra;Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: B.Comentário: é por isso que se chama “processo”, pois o resultado final pode ser diferente de acordo com a relação entre as tarefas (interdependência).Pergunta 3
Em qual das alternativas a seguir encontramos apenas exemplos de processos organizacionais?Resposta Selecionada:
a. Compras, treinamento operacional e armazenamento.Respostas:
a. b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: em todas as outras alternativas, os exemplos são de processos produtivos ou de negócios.Pergunta 4
Entre as alternativas a seguir, qual não corresponde a uma vantagem da visão por processos?Resposta Selecionada:
c. A possibilidade de tempos de resposta maiores.Respostas: a.b.
c. d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: na verdade, a vantagem é o contrário do que foi apresentado na alternativa, ou seja, a visão por processos possibilita uma chance maior para obtenção de tempos menores na operação.Pergunta 5
Estabeleça a relação e a sequência correta para as três categorias básicas de processos organizacionais.I. São aqueles que caracterizam a atuação da organização e que são respaldados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo.II. São aqueles focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.III. São centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio.Resposta Selecionada:
d. Processo de negócio, processos gerenciais e processos organizacionais.Respostas: a.b.c.
d. e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: o que é recebido caracteriza o negócio. O que foca nos gerentes é gerencial. O que foca na organização é organizacional.Pergunta 6
Leia com atenção as afirmativas a seguir.I. Processo é qualquer atividade que recebe uma entrada, agrega valor e gera uma saída para um cliente interno ou externo.II. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos.III. É interessante separar os processos de produção dos bens e serviços oferecidos, os processos comerciais e os processos de apoio, no intuito de melhor entendê-los.Assinale a alternativa correta, com base nessas afirmações:Resposta Selecionada:
d. Todas as alternativas anteriores estão corretas.Respostas: a.b.c.
d. e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: processos recebem entradas e saídas, fazem uso de recursos da organização. O entendimento, o detalhamento e a melhor apresentação dos inter-relacionamentos entre os processos exigem a separação deles, de forma a poder compreendê-los e classificá-los.Pergunta 7
O estudo de métodos e processos administrativos em vigor nas organizações divide-os em sistemas mecanicistas e sistemas orgânicos. A expressão que melhor caracteriza o sistema orgânico é:Resposta Selecionada:
a.a transformação constante e as decisões fazendo parte de todos os níveis, além de contar com pessoal com conhecimento generalizado e um sistema aberto e desburocratizado;Respostas:
a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: no sistema orgânico existe um processo de transformação (constante), em que se envolve a todos e no qual as pessoas devem estar preparadas para as mudanças que ocorrem constantemente.Pergunta 8
Por qual razão é correto relacionar o sistema mecanicista à visão departamental?Resposta Selecionada:
e.O sistema mecanicista se caracteriza por processos bem definidos, pessoal especializado, integração vertical, controle facilitado, sistema fechado e estrutura burocrática.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: o sistema mecanicista lembra algo que ocorre mecanicamente, de forma repetitiva, como funciona em uma empresa tipicamente organizada por departamentos.Pergunta 9
Qual o tipo de organização que pode se sair bem com o sistema mecanicista?Resposta Selecionada:
d.Organizações pequenas, em fase inicial de crescimento e desenvolvimento, focadas no mercado local.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: começam a realizar seus trabalhos com certo padrão e reduzem, com isso, os erros.Pergunta 10
Uma das características da visão departamental, que tem aspectos positivos e negativos, é:Resposta Selecionada:
c. há domínio das atividades pelo executante, que as repete constantemente;Respostas: a.b.
c. d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: divididos por departamentos, os funcionários sabem precisamente o que fazer. Tanto que costumam resistir, inclusive, a fazer o que é novo.
Comentários
Postar um comentário