Gestão das Operações Produtivas I
· NÃO SE ESQUEÇAM !
CLIQUEM NOS ANÚNCIOS NÃO PRECISA COMPRAR NADA !!
APENAS ABRA PARA ME AJUDAR A MANTER O BLOG ATIVO..
OBRIGADA
pergunta 1
|
|
|
||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 2
|
|
|
||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 3
|
|
|
||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 4
|
|
As saídas (output) dos processos de transformação são bens físicos e/ou serviços,
que podem ser vistos em diferentes sentidos:
I. Tangibilidade: que pode ser tocado pela mão. Só se aplica a serviços. II. Estocabilidade: que pode ser guardado, armazenado. Só se aplica aos bens. III. Transportabilidade: que pode ser transportado. Também pode ser aplicada a serviços. IV. Simultaneidade: a produção dos serviços acontece junto com o consumo enquanto os bens físicos quase sempre são produzidos antes do consumo. Aplica-se a bens e serviços. V. Contato com o consumidor: os processos de produção ficam longe ou perto dos consumidores. Aplica-se a bens e serviços. VI. Qualidade: pode ser evidente ou ser analisada de forma subjetiva. Aplica-se a bens e serviços. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: |
||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta
5
|
|
É
responsabilidade da função produção compreender os objetivos
(algumas vezes conflitantes) de seus grupos de interesse e
estabelecer seus objetivos conforme tais necessidades. Os objetivos
a perseguir para satisfazer aos stakeholders resultam
no processo decisório da produção. Todavia, ao chegar ao nível
operacional, as pessoas devem entender claramente o que são, para
que servem e como devem ser aplicados os métodos para satisfazer os
diversos grupos de interesse. Assim, deve se adotar um conjunto
mais bem definido de objetivos de desempenho para a função
produção, como os cinco sugeridos por Slack, que podem ser
aplicados a qualquer operação produtiva.
Nas afirmativas a seguir apresentamos os cinco objetivos, mas nem sempre com a definição correta. I. Objetivo qualidade: “fazer as coisas corretamente”, abordagem que varia conforme o tipo de operação produtiva observada, mas considerada por todos como um objetivo dos mais importantes por exercer grande influência sobre a satisfação ou insatisfação dos clientes. II. Objetivo rapidez: significa fazer as coisas a tempo, de forma que os consumidores recebam seus bens ou serviços prometidos no prazo e de acordo com o que foi encomendado. III. Objetivo confiabilidade: significa o tempo gasto entre a colocação de um pedido e sua efetiva entrega ao consumidor (lead time). IV. Objetivo flexibilidade: é a capacidade da operação produtiva de mudar o que faz, como faz ou quando faz. V. Objetivo custo: no atual ambiente globalizado, as empresas concorrem diretamente em preço, resultando o custo como o principal objetivo de produção. Assinale a alternativa que apresenta os objetivos e suas definições corretas: |
||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta
6
|
|
|
||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 7
|
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 8
|
|
As
operações de produção, segundo Slack, diferem entre si
em razão de quatro aspectos:
Volume de saída: as operações podem ter alto ou baixo volume de saída (quantidade de itens produzidos, número de clientes atendidos etc.). Esta característica resulta em distintas soluções para o processo produtivo. Variedade: as operações podem oferecer uma ampla gama, diversidade ou variedade de produtos ou serviços, ou serem especializadas em determinado tipo de negócio. Variação de demanda: as operações devem acompanhar as condições de mercado, que resultam em variações no consumo dos produtos ou serviços ao longo de cada ano. Visibilidade: as operações são julgadas pelos consumidores/clientes em razão de distintas características. Algumas características podem ser identificadas nas afirmativas a seguir considerando-se os aspectos citados acima: I. Quanto maior o volume produzido, maior o custo unitário dos produtos. II. Baixa variedade resulta em um processo padronizado. III. Alta variação de demanda resulta em baixo custo unitário. IV. Alta visibilidade resulta em tolerância de espera limitada. V. Alto volume resulta em baixa repetição das operações. VI. Baixa visibilidade significa que existe tempo entre a produção e o consumo. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: |
||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 9
|
|
O
processo de transformação é o que entendemos por
produção propriamente dita, ou seja, o conjunto de
máquinas e instalações, ou sistemas e instalações,
capazes de executar as transformações pensadas
(projetadas) por P&D (Pesquisa &
Desenvolvimento) sobre os recursos, agregando-lhes
valor, ou seja, aumentando o valor do material, da
informação ou do consumidor que foi alterado, podendo
assim comercializá-lo com uma margem que cubra os custos
da produção (da transformação) e ainda gere lucro. Os
processos de transformação são bem identificados para
cada tipo de recurso a ser transformado, como segue:
I. Transformação das propriedades físicas: em sua maioria, operações de manufatura. Válido para materiais. II. Mudança de localização: operações de entrega de encomendas. Válido para informações. III. Mudança de posse: operações de varejo. Válido para consumidores. IV. Armazenagem ou guarda: empresas que administram armazéns. Válido para materiais. V. Transformação das propriedades informativas: mudança da forma da informação, como por exemplo, o trabalho dos contadores. Válido para materiais. VI. Posse da informação: empresas de pesquisa de mercado. Válido para informações. VII. Estocam ou armazenam informações: como as bibliotecas. Válido para consumidores. VIII. Mudança de localização: como fazem as empresas de telecomunicação. Válido para informações. IX. Mudança das propriedades físicas: resultado do trabalho de cabeleireiros e cirurgiões plásticos. Válido para consumidores. X. “Estocar” ou acomodar: que é o serviço prestado pelos hotéis. Válido para materiais. XI. Mudança de localização: resultado das operações de produção de empresas de ônibus ou aéreas. Válido para informações. XII. Mudança do estado fisiológico: que é o trabalho realizado pelos hospitais. Válido para consumidores. XIII. Mudança do estado psicológico: que é conseguido pelos entretenimentos, por exemplo, música, teatro, televisão, cinema, rádio e parques temáticos. Válido para materiais. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: |
||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 10
|
|
Observando
a influência de cada objetivo de desempenho para a
função produção, entende-se seu valor para os clientes
externos e internos. Cada um deles afeta custos de forma
distinta:
I.
Operações de alta qualidade evitam desperdício de tempo,
retrabalho ou serviços imperfeitos.
II. Operações mais lentas garantem entregas como planejado. III. Operações mais lentas reduzem o estoque em processo. IV. Operações flexíveis adaptam-se rapidamente às condições rápidas, dramáticas e incontroláveis de mudanças por que passamos no ambiente global. Assim, pode se afirmar que uma importante forma de melhorar o desempenho dos custos é melhorar o desempenho dos outros objetivos operacionais. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: |
||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
Comentários
Postar um comentário