questões para estudo
Pergunta 1
A representação gráfica de como os processos são feitos denomina-se fluxograma. Assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta com relação aos fluxogramas.Resposta Selecionada:
d. Devem ser feitos de tal forma que pelo menos aquele que os fez saiba compreendê-los em detalhes.Respostas: a.b.c.
d. e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: ao se montar um fluxograma, deve-se ter em mente que o nível de detalhamento deverá ser aquele necessário para o bom entendimento do processo e, principalmente, deve-se considerar a quem ele se destina ou quem o utilizará. Um dos erros mais comuns na descrição de um processo é fazê-lo para si próprio e não para quem vai utilizá-lo (aquilo que é óbvio para alguns não é para outros).Pergunta 2
Assinale a alternativa a seguir, que apresenta qual é o atributo de indicadores de desempenho conhecido como capacidade de atendimento às exigências dos clientes e às suas contínuas mudanças de comportamento. Os indicadores podem tornar-se desnecessários ao longo do tempo e, assim, devem ser imediatamente eliminados ou substituídos por outros de maior utilidade.Resposta Selecionada:
a. Adaptabilidade.Respostas:
a. b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: na visão do cliente, é preciso que a empresa faça o que for necessário para que o atenda de acordo com suas necessidades.Pergunta 3
De posse das informações obtidas pelo marketing, a produção deve ser comunicada para avaliar a possibilidade de se produzir o produto ou se oferecer o serviço. São atribuições da produção:I. A administração de materiais, o que compreende as funções de compras (baseadas em especificações definidas pelos usuários), armazenamento e distribuição.II. Realizar controle de avaliação da produção, de forma a garantir que o cliente receba o produto com as características solicitadas.III. Definir plano de manutenção: preventiva, corretiva e, se possível, preditiva.IV. Definir as condições de fabricação: maquinário necessário, quantidade e qualificação de pessoas, área exigida, tempo de fabricação etc.Resposta Selecionada:
c. Apenas três das atribuições são realmente da produção.Respostas: a.b.
c. d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: processos de apoio da administração de materiais, que compreendem as funções de compras (baseadas em especificações definidas pelos usuários), armazenamento e distribuição não condizem com as atribuições da produção, ou seja, a afirmativa I não traz atribuições da produção.Pergunta 4
Em relação aos macroprocessos, leia atentamente as afirmativas a seguir e depois escolha a alternativa correta.I. Para a realização do produto, necessita-se da integração dos processos de marketing, vendas e de produção.II. A gestão de recursos abrange os processos: financeiro, de transportes, de materiais e de recursos humanos.III. É responsabilidade da administração a gestão administrativa.Resposta Selecionada:
d. Todas as afirmativas estão corretas.Respostas: a.b.c.
d. e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: tomando por referência a representação do Sistema de Gestão da Qualidade definida pela NBR ISO 9011:2008, todas as afirmativas estão corretas.Pergunta 5
Em relação à descrição dos processos, toda organização possui processos que descrevem seu dia a dia. Como podem ser divididos esses processos?Resposta Selecionada:
a. Processos-chave e de apoio.Respostas:
a. b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: os processos-chave são aqueles que representam os processos de marketing e produção e os processos de apoio (processos-meio) são aqueles que dão suporte aos processos-chave, ou seja, dão condições para que possam acontecer.Pergunta 6
Existem várias formas de representar graficamente um processo. O diagrama de blocos é aquele que:Resposta Selecionada:
b. fornece uma visão geral do processo.Respostas: a.
b. c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: ele inicia onde começa o processo e o representa até o final, mostrando uma macrovisão através das atividades mais importantes e representativas.Pergunta 7
Leia a seguir, com atenção, as necessidades para que um fluxograma represente um processo e em seguida assinale a alternativa correta.I. Que se identifiquem os registros (formulários, instruções, normas) utilizados no processo.II. Que se identifiquem cada uma das tarefas que compõem o processo.III. A definição sobre onde começa e onde termina o processo em questão.IV. A definição sobre o que será representado (processo de compras, processo de escovar os dentes, processo de estudar, processo de armazenamento etc).Resposta Selecionada:
d. Todas as necessidades referem-se a fluxogramas.Respostas: a.b.c.
d. e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: os fluxogramas com poucas informações correm o risco de serem insuficientes para a representação a que se destinam.Pergunta 8
Quais orientações devem ter os objetivos e as medições de desempenho dos processos organizacionais?Resposta Selecionada:
a. Eficácia, eficiência e adaptabilidade.Respostas:
a. b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: os objetivos básicos de processos são eficácia, eficiência e adaptabilidade (flexibilidade), o que os tornam mais objetivos e focados em resultados e clientes, mais produtivos e prontos para mudar e atender as novas necessidades do mercado, bem como dos seus clientes.Pergunta 9
Qual das alternativas a seguir é falsa com relação à avaliação de desempenho e processos?Resposta Selecionada:
e. Os objetivos organizacionais devem ser perfeitamente alinhados e definidos a partir dos objetivos dos processos.Respostas: a.b.c.d.
e. Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: na verdade, são os objetivos dos processos que devem ser perfeitamente alinhados com os objetivos organizacionais e não o contrário.Pergunta 10
Qual é o atributo de indicadores de desempenho que significa que o medidor deve ser entendido facilmente, que os termos e as expressões devem ser conhecidos e compreendidos por todos os envolvidos, de forma homogênea, e que ao definir um indicador deve-se saber quem vai gerá-lo e utilizá-lo?Resposta Selecionada:
c. Simplicidade.Respostas: a.b.
c. d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: pior do que não ter um indicador é ter um indicador que ninguém compreenda, pois apesar de gerar custo para a elaboração, medição e interpretação, não conduzirão ao alcance dos objetivos propostos para indicadores, que devem subsidiar a tomada de decisões na empresa.
Obrigado. me ajudou muito.
ResponderExcluirEu sei como é ! no começo eu me perdia muito e pensando em ajudar os outros fiz este blog , sabemos que o nosso dia-a-dia com casa, trabalho , amigos, família não é fácil, um tempo que economizamos pode nós ajudar !!
ExcluirObrigada pelo comentário =)
❤️❤️
ResponderExcluir