Metodologia do Trabalho Acadêmico
Ola pessoal !
Voltamos as aulas !!
falta pouco , só mais este ano e o próximo risos ... bem vamos lá questionário I !
LEMBRE-SE CLIQUEM NOS ANÚNCIOS PARA ME AJUDAREM POR FAVOR !!!😆😆
***Se este material de estudo te ajudou , eu peço a você ME AJUDE TAMBÉM !
Clique nos anúncios Ao Lado → ou Abaixo ↓Ou Acima ↑ , apenas para abrir a pagina não precisa comprar nada e não é vírus, porem a cada clique ajuda a manter meu blog no ar, e assim posso ajudar vocês!!***
Voltamos as aulas !!
falta pouco , só mais este ano e o próximo risos ... bem vamos lá questionário I !
LEMBRE-SE CLIQUEM NOS ANÚNCIOS PARA ME AJUDAREM POR FAVOR !!!😆😆
***Se este material de estudo te ajudou , eu peço a você ME AJUDE TAMBÉM !
Clique nos anúncios Ao Lado → ou Abaixo ↓Ou Acima ↑ , apenas para abrir a pagina não precisa comprar nada e não é vírus, porem a cada clique ajuda a manter meu blog no ar, e assim posso ajudar vocês!!***
·
Sobre
o conceito de ideologia, considere as seguintes assertivas e responda ao
solicitado.
I
- A ideologia é o conjunto de normas e valores, símbolos, ideias e práticas
sociais que procuram justificar as relações econômicas e sociais existentes
no interior da sociedade.
II
- A ideologia é a visão que a sociedade tem de si mesma e, nesse aspecto, ela
é a imagem invertida da realidade.
III
- A visão ideológica que a sociedade tem de si mesma está enraizada em termos
racionais, mas uma parte importante da ideologia é constituída de práticas
sociais que penetram no sangue da sociedade e se tornaram coextensivas a ela.
IV
- A ideologia é um fenômeno social espontâneo, e não algo produzido por uma
visão conspiratória do processo histórico.
Assinale
a alternativa correta:
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Cleverson
Bastos e Vicente Keller em “Aprendendo a aprender” (Petrópolis: Editora
Vozes, 2000, p. 19) dizem assim: “o cotidiano apresenta uma gama quase
infinita de fenômenos que se sucedem ininterruptamente, causando nos indivíduos
o que se chama dispersão. No entanto, cada indivíduo é dotado de capacidade
de, dentre este turbilhão fenomênico, selecionar alguns e considerá-los
isoladamente dos demais. A esta capacidade se dá o nome de atenção –
capacidade de concentração da inteligência em um só objeto.” Nesse sentido,
pode-se afirmar que:
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Conforme
João Ildebrando Bocchi (“Monografia para economia”. SP: Editora Saraiva,
2004), “o conhecimento científico busca, por meio da formulação de problemas,
uma clareza de abordagem da realidade. [...]. Diferentemente dos modos e
resultados difusos, vagos e imprecisos das demais formas de conhecimento,
como o senso comum, por exemplo, o conhecimento científico procura clareza e
precisão, inclusive com relação aos seus limites”. (pp.17-18).
Com
base no que se apresenta, assinale a única alternativa que não faz referência
ao conhecimento científico.
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
Conforme
afirma Heitor Matallo Jr., em “A problemática do conhecimento” (2000),
“Platão foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo
utilizando-se da intuição como forma de pensamento superior. A sua Teoria das
Formas é um exemplo disso e revela a tentativa de fundamentar um conhecimento
certo e verdadeiro para além do cambiante e fugaz mundo dos fenômenos. Para
Platão, o mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna
impossível conhecê-lo por razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que
deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo.”
Com
base no trecho proposto e de seus conhecimentos da disciplina, avalie as
afirmativas.
I
- A tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro, conforme se
afirma, pode ser entendida como preocupação científica.
II
- Quando, no texto anterior, apresenta-se a expressão “mundo dos fenômenos”,
Platão dirige-se ao conhecimento teológico que tem essa característica.
III
- No excerto, pode-se perceber referência ao senso comum na passagem “não se
pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do
tempo”.
É
possível afirmar que está correto apenas o que se apresenta em:
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
Leia
o que se segue:
A
pesquisa acaba assumindo uma tríplice dimensão. De um lado, tem uma dimensão
epistemológica: perspectiva do ____________ só se conhece construindo o
saber, ou seja, praticando a significação dos objetos. De outro lado, assume
ainda uma dimensão pedagógica: a perspectiva decorrente de sua relação com a
__________. Ela é necessária para o processo de ensino-aprendizagem, só se
aprende e só se ensina pela efetiva prática da pesquisa.
Dentre
as alternativas, indique aquela que preenche corretamente os espaços do texto
apresentado.
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
O
conhecimento ____________ é real (factual) porque lida com ocorrências ou
fatos, isto é, com toda forma de existência que se manifesta de algum modo.
Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm
sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas
pela razão. É sistemático já que se trata de um saber orientado logicamente,
formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e
desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as
afirmações (hipóteses), que não podem ser comprovadas, não pertencem ao campo
____________. Constitui-se em conhecimento ____________, em virtude de não
ser definitivo, absoluto ou final, e, por esse motivo, é aproximadamente
exato: novas proposições e o desenvolvimento técnico podem mudar o acervo da
teoria existente.
Escolha
a alternativa que preenche as lacunas da citação corretamente.
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
Qual
a correlação entre conhecimento popular e científico?
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
Um
cientista tem um problema bem definido para estudar e, com base em pesquisas
bibliográficas, formulou uma hipótese bastante razoável que pode explicar o
problema em questão. Para continuar na sua busca de respostas, o cientista
deve:
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
É
possível entender ser a pesquisa científica “uma investigação metódica acerca
de um assunto determinado com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto de
estudo. O que poderia diferenciar a pesquisa de um estudante e de um
cientista é basicamente o seu alcance ou grau. A finalidade das pesquisas em
nível de graduação é levar o estudante a refazer os caminhos já percorridos,
repensando o mundo”. (BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. “Aprendendo a
aprender”. Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 55).
Com
base nisso, indique a alternativa correta:
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
·
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
“Para
Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre
expressões da forma ‘Eu acho que’ e ‘Eu sei que’.” (JR., Heitor Matallo. “A
problemática do conhecimento”, 2000).
Sobre
o assunto, indique a alternativa incorreta.
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
Comentários
Postar um comentário