entregando trabalho !!

Bem depois de uma semana do site da unip fora do ar, vamos finalizar o trabalho que é pra ser entregue HOJE !!
Isso mesmo HOJE !!

***Se este material de estudo te ajudou , eu peço a você ME AJUDE TAMBÉM ! 
Clique nos anúncios Ao Lado → ou Abaixo ↓Ou Acima ↑ , apenas para abrir a pagina não precisa comprar nada e não é vírus, porem a cada clique ajuda a manter meu blog no ar, e assim posso ajudar vocês!!*** 


Bem vou postar a minha redação abaixo, depois posto ela novamente com a nota tirada e os comentários de correção .



Resultado de imagem



* LEMBREM-SE 01 É UM TEXTO BASE NÃO DEVE SER COPIADO , POIS O MESMO PODE SER CANCELADO PELO SEU PROFESSOR 
** LEMBREM-SE 02 SIGAM AS NORMAS DA ABNT , POIS AQUI NO BLOG NÃO SAIU CORRETAMENTE 




Texto base para estudo de discussão em grupo  

QUESTÃO PROPOSTA Leia o artigo de Francisco Luiz Corsi, “A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista”. Disponível em . Acesso em 11 de março de 2015. Faça anotações sobre ele. Depois, leia o seguinte texto, disponível em . Acesso em: 21 de maio de 2013. Crescimento em 2013 será mais robusto, afirma Dilma. Afirmação foi uma resposta à pergunta de Valderice do Nascimento, de 18 anos, estudante de São Luis (MA), sobre a opinião de Dilma em relação ao baixo crescimento econômico do Brasil em 2012. A presidente Dilma Rousseff relatou, na coluna semanal "Conversa com a presidenta", que "temos sinais de que o crescimento em 2013 será mais robusto, com os efeitos positivos de medidas importantes já tomadas". A afirmação foi uma resposta à pergunta de Valderice do Nascimento, de 18 anos, estudante de São Luis (MA), sobre a opinião de Dilma em relação ao baixo crescimento econômico do Brasil em 2012 e quais as medidas que ela pretende tomar em 2013 "para que essa realidade mude". Entre as medidas tomadas, Dilma citou "a redução significativa da taxa de juros e o reposicionamento do câmbio de forma a ajudar a indústria brasileira a resistir à concorrência externa provocada pela guerra cambial". A presidente cita também a desoneração da folha de pagamento em 42 setores, a redução da tarifa de energia e a ampliação do financiamento ao investimento. Medidas, de acordo com ela, que "já começaram a surtir os efeitos esperados. Por isso, tenho certeza de que 2013 será um ano ainda melhor". Mesmo com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,9%; Dilma avaliou que 2012 foi um "ano positivo para o Brasil" e citou o cenário externo adverso como um dos entraves para o crescimento. "Em 2012, crescemos menos que no ano anterior, mas geramos 1,3 milhão de novos postos de trabalho. A taxa de desemprego alcançou os mais baixos níveis históricos e a renda real do trabalhador aumentou 4,1%", justificou. "Outros dados de 2012, como a expansão forte dos financiamentos habitacionais e para aquisição de veículos, que cresceram 38,2% e 8,8% (respectivamente), mostram a continuidade da melhoria das condições de vida dos brasileiros", completou. Ainda de acordo com a presidente, "hoje, as condições econômicas de nosso país são mais sólidas e temos um mercado interno dinâmico, o que evita que a crise internacional nos paralise, como ocorria na década de 90", concluiu 








 Pelo texto citado acima, foi proposto o seguinte questionamento:  Começando pela questão (A) - “a) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge? 
 Sobre está questão podemos explanar os mais diversos assuntos, pois se tratam de diferentes pontos de vista, pelo ponto do artigo cientifico de Francisco Luiz Corsi; A globalização da economia e dos meios de produção, com conceitos neoliberais , o neoliberalismo surgiu nos Estados Unidos e teve como seu principal defensor Friedrich A. Hayeck e Milton Friedman, o conceito seria na política, neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. 
Sobre a manchete do jornal, ela introduz políticas econômicas adotadas pela ex presidente deposta Dilma Rousseff, para tentar controlar a inflação e o câmbio, diminuindo assim os juros o que facilitaria investimento nas indústrias de bens de consumo duráveis, mantendo o mercado aquecido e gerando empregos, infelizmente vimos que o caminho que ela estava planejando seguir não ocorreu como proposto, sabemos que em todos os lados houve um grande esforço para que tivéssemos um aumento na economia em nosso Pais porem sem sucesso.  
A charge 01 mostra a diferença de classes econômicas que possuímos em nosso Pais, onde a desigualdade entre os mais afortunados e os menos favorecidos possuem uma margem gigantesca, ocasionando assim esta diferença de valores, algo simples como comer todos os dias para um necessitado é algo admirável, triste a realidade onde vivemos.  
Charge 02 , seria uma sátira a inclusão digital, promovida pelo governo onde mostra que o mesmo estava priorizando algo que não seria tão valoroso assim para os que realmente precisam , na verdade podemos ter uma reflexão entre a charge 01 e charge 02, onde a primeira demonstra que precisamos disponibilizar o mínimo  a um ser humano , antes de disponibilizar a inclusão digital, a mesma é importante como é  pois sem ela eu por um exemplo não estaria cursando Administração de empresas  , porém os governantes precisam ver as prioridades de nossa sociedade.  



b) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta. 
Sim, o fato se torna que a globalização da economia oferece condições de expansão comercial, bem como maior acesso a informação e a comercialização, vimos no primeiro artigo de Francisco Luiz Corsi, onde ele nos mostra o surgimento dos conceitos econômicos como vemos hoje, sendo a evolução do capitalismo, o domínio que alguns países tem em outros, um exemplo seria o Brasil que tenta e industrializar e ser competitivo a qualquer preço para isso tem que submeter-se a regras de países centrais. 
Vimos no artigo posto que a Presidente Dilma Roussef , tentou manter o foco na produção de bens de consumo duráveis ; 
Na charge 01 observamos os menos afortunados, não tendo condições mínimas para um consumo diário de uma refeição, sendo esquecido neste contexto pelo poder público, os investimos feitos neste setor são insignificantes frente ao número crescente de necessitados, já na charge 02 vimos um novo grupo no qual se tornam escravizados e marginalizados, os sem acesso a novas tecnologias que veem o seu padrão de vida cair sem conseguir voltar ou ingressar no mercado de trabalho  
Resumindo temos em nosso País um temos um expansão comercial, bem como maior acesso as informações e a comercialização de bens por parte da sociedade mundial ao mesmo tempo em que exclui outra parcela da sociedade , aquela que não tem acesso aos meios de consumo financeiros e tecnológicos , o que reflete a última charge , por outro lado a matéria do jornal trata o crescimento econômico e as charges do desenvolvimento de forma que mostram claramente – pelas charges – que nem sempre o crescimento econômico gera o desenvolvimento  


c) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características. 

Trata-se das quatros esferas da globalização onde estão mapeadas, a produtiva, na qual incentiva a produção industrial de bens de consumo duráveis, onde Países periféricos tem sua mão de obra, barata e recursos naturais explorados. 
Econômica na qual segue conceitos capitalistas, neoliberais que impõe entre outras desregulamentação de leis trabalhistas, pouca interversão do estado, o que ocasiona falta de investimento em projetos sociais.  
Tecnológicas, na qual falta a educação e conhecimento e acesso as novas tecnologias, é causa de muitos desempregados que vivem à margem da sociedade globalizada  
Comercial que seria voltada para os que tem condições de adquirir bens duráveis, com maior margem de lucro e para exportação. 
Ou seja a charge 01, trata-se da globalização comercial e produtiva, enquanto a charge 02 trata-se especificamente da tecnologia.  






d) De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?  

 Vamos começar com os Pós, as relações internacionais auxiliam pelo progresso comercial, mercadológico e acesso a novos mercados 
Contra eles atrapalham no desenvolvimento de países periféricos que são produtores de baixa tecnologia e não apresentam elevado grau, de crescimento econômico, fazendo com que sua população não seja beneficiada em detrimento da globalização  

e) Quais os motivos desfilados no texto de Francisco Luiz Corsi para afirmar necessidade de revisão nos aspectos do desenvolvimento?” 

Ele engloba situação de estagnação da economia, deterioração das condições sociais de vastas regiões da periferia capitalista, os limites ecológicos da sociedade de consumo, trata-se também de uma questão social, tendo em vista projetos políticos e desenvolvimento diferente daquele dos anos de 1950, em que o desenvolvimento econômico, bem como o crescimento, eram liderados pelo Estado.  

Visto as questões acima, as charges, juntamente com os textos complementares, vou explanar um pouco de minha opinião sobre o que vimos até o momento, gostaria de entrar um pouco mais em detalhes , vimos no texto citado pela ex Presidente Dilma Roussef que a ideia para realização de aumento de empregos, rendas em nosso País era boa  , porem infelizmente faltou “ recursos “, este os quais vimos a cada dia mais e mais que sumirão dos cofres públicos, indo para os políticos dos mais diversos partidos , muitos defendem o capitalismo ser a solução, outros defendem o socialismo ser a solução , porem eu defendo um lugar que tenhamos a diminuição das charges 01 e 02 , e mais investimento em saúde, alimentação , aumento de empregos , vimos em alguns países que isso é possível, vimos recentemente em nosso país que isso e possível com o Prefeito atual João Doria, no qual está aparentemente trazendo a globalização ao nosso Brasil, investindo em empresas , abrindo oportunidades, precisamos saber que o nosso curso de administração vai muito além de 04 anos , onde podemos levar para sempre o conceito que aprendemos aqui hoje , devemos levar nosso aprendizado não somente a empresas mas na política, onde vimos que podemos mudar um pouco nosso sistema, com o dinheiro adquirido da população , aumentar mais hospitais, acesso a residência , comidas, entre outros. 





Referencias : Wikipédia 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática Aplicada - questionário 01

Processos Organizacionais - Unidade 01

Estatística aplicada