Estruturas Organizacionais - Questionário Unidade III

  • ***Se este material de estudo te ajudou , eu peço a você ME AJUDE TAMBÉM ! 
    Clique nos anúncios Ao Lado → ou Abaixo ↓Ou Acima ↑ , apenas para abrir a pagina não precisa comprar nada e não é vírus, porem a cada clique ajuda a manter meu blog no ar, e assim posso ajudar vocês!!*** 



  • Pergunta 1







    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    somente II, III e V estão corretas
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    As principais características da estrutura funcional são a separação entre as funções de preparação e de execução, o fato do mesmo colaborador receber ordens de mais de um encarregado, além da valorização da especialização, a multiplicidade de contatos entre supervisores e executores, bem como a aplicação da divisão do trabalho às tarefas de supervisão e de execução.
  • Pergunta 2


    Correta
    A estrutura com base em funções caracteriza-se por reunir sob um único órgão, geralmente chamado de departamento, todas as atividades análogas e interdependentes. Dentre as vantagens da estrutura por funções, pode-se citar:
    I - Excelente para as empresas que desenvolvem projetos especializados
    II - Especialização na função e melhor perspectiva de carreira
    III - Uniformidade de normas e de procedimentos
    IV - Apresenta boa flexibilidade, o que é exigido pela dinâmica de seu funcionamento
    V - Pode favorecer a qualidade do produto.
    Com base nas alternativas acima, assinale a única alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    somente II, III e V estão corretas
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Dentre as vantagens da estrutura por funções encontra-se a especialização na função, a melhor perspectiva de carreira dos colaboradores, a uniformidade de normas e de procedimento, alem do fato de poder favorecer a qualidade do produto.
  • Pergunta 3


    Correta
    A gestão baseada na estrutura por processos,  voltada para resultados, exige acentuada integração de todos os sistemas organizacionais em torno de especificações de resultados relativos a cada organização no seu todo: diretoria, gerência e operacional. Dentre as principais características desse tipo de gestão, se pode citar:
    I - define os resultados esperados conforme suas metas e objetivos
    II - existe uma clara compreensão, por parte de todos os gestores, do significado dos conceitos de 
         Autoridade, Concorrência e Ambiente Físico
    III - ocorre uma articulação entre os resultados em seus diferentes níveis organizacionais
    IV - define um modo próprio de lidar com os resultados, pois cada negócio tem suas características próprias
    V - Após o fazer (execução), estabelece objetivos e metas mediante planejamento sistemático

    Com base nas alternativas acima, assinale a única alternativa correta
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    somente I, III e IV  estão corretas
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Dentre as principais características desse tipo de gestão, cita-se: antecipadamente ao fazer, estabelece objetivos e metas mediante planejamento sistemático; define os resultados esperados conforme suas metas e objetivos; dispõe de uma estrutura organizacional que permite atingir os resultados especificados;  existe uma clara compreensão, por parte de todos os gestores, do significado dos conceitos de eficiência, eficácia e flexibilidade; há uma integração dos sistemas-chave com os resultados esperados; ocorre uma articulação entre os resultados em seus diferentes níveis organizacionais; define um modo próprio de lidar com os resultados, pois cada negócio tem suas características próprias.
  • Pergunta 4


    Correta
    A representação da organização de forma horizontal, como um conjunto de processos, é uma maneira mais lógica de compreendê-la, pois, ao se orientar pelos processos, a organização estará trabalhando com todas as dimensões do seu negócio. As principais vantagens potenciais associadas à visão processual em uma organização são:

    I - A organização passa a ter seu foco direcionado aos clientes
    II - Permite à organização antecipar e controlar mudanças
    III - Máximo desenvolvimento e utilização de habilidades especializadas
    IV - Controle e coordenação centralizados
    V - Auxilia a organização a entender melhor a sua cadeia de valor

    Com base nas alternativas acima, assinale a única alternativa correta
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    somente I, II e V  estão corretas
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    A organização passa a ter seu foco direcionado aos clientes, uma melhor coordenação e integração do trabalho, tempos de respostas mais rápidos, possibilidade da organização antecipar e controlar mudanças, auxilio para a organização a entender melhor a sua cadeia de valor, dentre outras potencialidades.
  • Pergunta 5


    Correta
    A visão tradicional ou vertical de uma organização apresenta uma estrutura  departamental, onde as atividades pertencentes a uma mesma área técnica ou de conhecimento são agrupadas em uma mesma unidade administrativa. Dentre as vantagens deste tipo de estrutura, encontra-se:
    I - controle e coordenação centralizados
    II - carreira bem definida para os especialistas funcionais
    III - máximo desenvolvimento e utilização de habilidades especializadas
    IV - divisão efetiva do trabalho em termos de custos
    V - economia de escala em instalações e equipamentos

    Com base nas alternativas acima, assinale a única alternativa correta
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Todas as alternativas estão corretas
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    A visão tradicional ou vertical de uma organização apresenta uma estrutura departamental e caracteriza-se pelo controle e coordenação centralizados, mantendo carreiras bem definidas para os especialistas funcionais e proporcionando o máximo desenvolvimento e utilização de habilidades especializadas, além de uma divisão efetiva do trabalho em termos de custos e a economia de escala em instalações e equipamentos.
  • Pergunta 6


    Correta
    Analise as afirmativas:
    O final do século passado viu o nascimento de um novo tipo de empresa. São as organizações em rede ou virtuais. Apoiadas em redes de computadores interligadas, operam sem fronteiras, com um mínimo de funcionários e sem os custos das funções de suporte.
    Porque.....
    Como não há pessoal treinado o suficiente, centralizam-se as decisões e distribuem-se as instruções pela rede mundial de computadores.
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa
    Respostas:
    a. 

    A primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira
    b. 

    As duas afirmativas são falsas
    Corretac. 

    A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa
    d. 

    As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
    e. 

    As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
    Feedback da resposta:
    A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa, pois, as organizações em rede ou virtuais são apoiadas em redes de computadores interligadas, operam sem fronteiras, com um mínimo de funcionários e sem os custos das funções de suporte. Estão firmemente apoiadas na Internet e na Informática, porém, não se pode afirmar que não existe pessoal especializado suficiente, até por que a demanda por pessoal é bem menor, e também, a centralização não consiste numa prática evidente nestas empresas, muito pelo contrário.
  • Pergunta 7


    Correta
    Fayol tentou definir os “princípios gerais” de Administração, sem muita originalidade, baseado em diversos autores da época. Foi adotada a denominação princípio, afastando dela qualquer ideia de rigidez, pois nada existe de rígido ou de absoluto em matéria administrativa. Tudo em Administração é questão de medida, ponderação e bom senso. Os princípios são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar. De acordo com os princípios sugeridos por Henri Fayol, dentro da Teoria Administrativa  Clássica,  pode-se citar:
    I – Deve haver unidade de comando, cadeia escalar hierárquica (Hierarquia) e
         espírito de união
    II – Aspecto proativo determinado pelas relações funcionais
    III – Relação funcional (do tipo se-então), em vez de causa-e- Efeito
    IV – Não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa
    V – A existência da amplitude de controle, unidade de comando
    Diante das afirmativas anteriores assinale a alternativa correta
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    somente as afirmativas I e V   estão corretas
    Respostas:
    a. 

    somente as afirmativas I,II e III estão corretas       
    b. 

    somente as afirmativas II,III e V estão corretas     
    c. 

    somente as afirmativas II,III e IV estão corretas     
    d. 

    somente as afirmativas I e III   estão corretas         
    Corretae. 

    somente as afirmativas I e V   estão corretas
    Feedback da resposta:
    Na Teoria Clássica da Administração Henri Fayol estabeleceu as atividades do processo administrativo, (planejamento, organização, comando, coordenação e controle). Definiu o papel do dirigente. Consolidou a divisão do trabalho entre as áreas das empresas. Estabeleceu os primórdios da autoridade e da responsabilidade. Consolidou as unidades de comando e de direção. Analisou a questão da centralização e da descentralização. Estruturou a cadeia de comando e incentivou o espírito de equipe, conforme consta no livro-texto.
  • Pergunta 8


    Correta
    Na visão da empresa sob a ótica de processos, enquanto a maioria das empresas organiza-se departamentalmente, em grupos funcionais verticais, com setores agrupados por semelhança de atividades (produção, administração, finanças, marketing, recursos humanos), os
    processos, informações e subprodutos fluem no sentido horizontal. Como características da visão departamental Tradicional da organização, temos:

    I - Os executivos tendem a gerenciar a organização de maneira vertical
    II – Solução de problemas interdepartamentais, independentemente, da presença dos chefes
          funcionais
    III – Conflitos hierárquicos entre os do9nos dos processos e os chefes de departamentos
    IV - Os executivos tendem a gerenciar a organização de maneira funcional
    V – Criação dos chamados “feudos” na organização

    Com base nas alternativas acima, assinale a única alternativa correta
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    somente I, IV e V  estão corretas
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Como características da visão departamental da organização, verificamos que os executivos tendem a gerenciar a organização de maneira vertical e funcional, ocorre a criação dos chamados “feudos” departamentais na organização. Estes feudos, geralmente, impedem que assuntos interdepartamentais sejam solucionados entre os colaboradores de níveis inferiores. Isto exige a presença dos responsáveis dos feudos envolvidos para resolver a questão.
  • Pergunta 9


    Correta
    Os novos fatores, próprios de uma sociedade em transformação, levam a formas novas de organização. Os sistemas organizacionais apresentam-se híbridos, sem um padrão rígido, com situações temporárias, com flexibilidade. A estrutura que melhor atende a uma determinada organização pode ser temporária e, portanto, vir a alterar-se dentro de algum tempo. A nova concepção de estruturas organizacionais Modernas resulta dos seguintes fatores:
    I - Evolução das organizações tradicionais, procurando evitar as desvantagens apresentadas
    II - Desenvolvimento da mentalidade orgânica e sistêmica
    III - O dinamismo da sociedade de hoje
    IV – A alta competitividade do ambiente empresarial
    V – A feroz e veloz evolução tecnológica

    Com base nas alternativas acima, assinale a única alternativa correta
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Todas as alternativas estão corretas
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    A nova concepção de estruturas organizacionais Modernas resultam dos fatores relacionados à evolução das organizações tradicionais, procurando evitar as desvantagens por elas apresentadas, o desenvolvimento da mentalidade orgânica e sistêmica, o dinamismo da sociedade de hoje, a alta competitividade do ambiente empresarial, bem como, a veloz evolução tecnológica da modernidade.
  • Pergunta 10


    Correta
    Os sistemas organizacionais formam estruturas, isto é, maneiras de apresentar o relacionamento entre os diversos órgãos, o andamento das decisões e das informações, as subordinações, as linhas de autoridade e de poder etc. Tais estruturas são as mais diversas, muitas delas rígidas e já ultrapassadas, outras de caráter moderno e flexível. De acordo com os estudos da disciplina, sobre a organização denominada Formal, pode-se afirmar que:
    I - Cada um tem o seu papel bem definido claro
    II - Caracterizada por colaboradores polivalentes
    III - trabalhos realizados sem rigidez burocrática
    IV - Existe a consideração às normas e regulamentos
    V – As informações fluem através dos canais de comunicação previstos
    Com base nas alternativas acima, assinale a única alternativa correta
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    somente I, IV e V  estão corretas
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    De acordo com os estudos da disciplina, a organização Formal caracteriza-se pelo fato de cada um na organização ter o seu papel bem definido e claro, existe a consideração às normas e regulamentos, a estrutura administrativa rígida é sempre obedecida e nunca violada, sendo que as informações fluem através dos canais previstos de comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática Aplicada - questionário 01

Processos Organizacionais - Unidade 01

Estatística aplicada