QUESTIONÁRIO UNIDADE II - Suprimento e Logística
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Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
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Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
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Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
Mas ainda podem ser propostos outros índices para
se gerenciar uma cadeia de suprimentos. Alguns fatores estimulam essa busca:
I. A complexidade da cadeia de suprimentos como
um todo.
II. A falta de medidas que registrem o desempenho
ao longo da cadeia.
III. A necessidade de se cuidar da visão interna
das empresas, não interessando a perspectiva da cadeia de suprimentos.
IV. A necessidade de copiar as cadeias de
suprimentos com o intuito de obter vantagens competitivas iguais aos
concorrentes.
Os fatores corretos são:
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Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
A
capacidade das empresas em encontrar o equilíbrio entre sua capacidade de
resposta e a eficiência, de maneira a atender a sua demanda da melhor maneira
possível, é a chave para atingir o que se chama de alinhamento estratégico –
a estratégia da organização alinhada com a estratégia da cadeia de
suprimentos. Uma amostra do quanto o ambiente da cadeia de suprimentos é
complexo pode ser entendida, por um lado, pela dificuldade de as organizações
encontrarem o equilíbrio ideal entre suas operações internas, enquanto, por
outro lado, as oportunidades de melhoria no gerenciamento da cadeia de
suprimentos. Atualmente a proliferação de produtos é livre, com clientes
exigindo cada vez mais produtos customizados, adaptados a suas necessidades,
e as reações das empresas na busca de atender a tal característica. Dessa
forma:
I.
Hoje é possível solicitar uma configuração customizada para um novo notebook.
II.
A crescente variedade costuma aumentar a incerteza.
III.
A variedade resulta em diminuição de custos.
IV.
A variedade resulta no aumento da capacidade de resposta na cadeia de
suprimentos.
V.
Já existem produtos com ciclo de vida medido em meses, quando até bem pouco
tempo atrás o padrão era em anos.
As
alternativas corretas acima são:
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Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
Após
a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América passaram por um longo
período de crescimento, uma vez que tomaram a responsabilidade pela reconstrução
de muitos países no pós-guerra, assumindo uma inegável posição de liderança
mundial. Porém, no fim da década de 1950, os volumes de itens tratados já
eram de tal monta que manualmente tornava-se impossível fazer um controle
razoavelmente correto das necessidades das operações produtivas. Surgiu então
o MRP – Material Requirements Planning – Planejamento das Necessidades de
Materiais, que permite:
I. O
cálculo do quanto de determinado tipo de material será necessário para
atender à demanda, e quando será necessário.
II.
Baseado no histórico de vendas passadas, permite avaliar todos os itens
necessários para atender aos pedidos futuros.
III.
Calcular volume e tempo para grandes quantidades de itens diferentes.
IV.
Garante a disponibilidade dos produtos no tempo certo, independentemente do
fornecedor.
As
alternativas válidas são:
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Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
O
planejamento e controle do fluxo de recursos que atravessam e são transformados
na rede de suprimentos (mercadorias, informação, dinheiro), por meio das
atividades de produção, permitem à empresa oferecer os produtos e serviços
que serão consumidos pelos clientes. O gerenciamento de uma cadeia de
suprimentos exige o domínio de certos conceitos, como o da capacidade imposta
por recursos existentes (pessoas, máquinas, edifícios etc.), pelo estoque de
materiais acumulado nos diferentes pontos da rede de suprimentos, pela
velocidade de escoamento dos materiais na rede e pelos gargalos ou restrições
à capacidade dos elos mais fracos da rede. O atendimento eficaz aos clientes,
fazendo com que o fluxo de saída da rede seja igual à demanda esperada pelos
consumidores, requer:
I.
Coordenação das atividades de transporte, movimentação, fabricação, montagem,
estocagem, venda, distribuição etc.
II.
Intensiva troca de informações entre os elos da rede.
III.
Planejamento, antecipando as necessidades dos clientes.
IV.
Planejamento de vazão e volume na rede.
As
atividades consideradas corretas são:
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Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
Segundo
a American Production Inventory Control Society, uma cadeia de suprimentos
(supply chain) pode ser definida como os processos que envolvem
fornecedores-clientes e ligam empresas desde a fonte inicial de matéria-prima
até o ponto de consumo do produto acabado, e as funções dentro e fora de uma
empresa que garantem que a cadeia de valor possa fazer e providenciar
produtos e serviços aos clientes. Para o Supply Chain Council, uma cadeia de
suprimento abrange todos os esforços envolvidos na produção e liberação de um
produto final, desde o (primeiro) fornecedor do fornecedor até o último
cliente do cliente. Quatro processos básicos definem tais esforços:
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Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
Segundo
o Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ, um sistema de avaliação de desempenho
empresarial precisa focalizar resultados, que devem ser orientados pelos
anseios de todas as partes interessadas (clientes, funcionários, acionistas,
fornecedores, parceiros, a sociedade e a comunidades – os stakeholders). Os
conflitos são evitados quando a estratégia da empresa apresenta de forma
clara e explícita as necessidades de todas as partes interessadas, buscando
harmonizar tais necessidades e garantindo que as ações e planos atendam às
diferentes necessidades. A questão é se a abordagem do PNQ também é válida
para toda a cadeia de suprimentos, e com dessa questão chegamos a outra, que
é: existe ou não uma estratégia da cadeia de suprimentos como um todo?
I.
Em cada elo da cadeia de suprimentos predomina de fato a estratégia interna
da empresa.
II.
A estratégia de cada elo da cadeia é, necessariamente, atrelada à estratégia
da cadeia de suprimentos.
III.
Somente a estratégia da empresa-foco, ou elo mais forte da cadeia de
suprimentos, pode influenciar todas as outras estratégias dos demais elos.
IV.
A participação de diversos elos em diversas cadeias de suprimentos não
dificulta a implementação de uma estratégia única ao longo de determinada
cadeia de suprimentos.
As
alternativas válidas são:
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Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
Todos
os negócios na cadeia de suprimentos transferem, de um para outro, porções do
dinheiro do cliente final, cada um retendo a margem correspondente ao valor
por ele agregado. A empresa-chave ou foco numa cadeia é aquela mais forte,
que está na posição de influenciar e dirigir as demais, para que trabalhem
juntas na causa comum de obter e reter os clientes finais. McDonalds, Dell
Computadores, Volkswagen e Wall Mart são alguns exemplos muito bons de
empresas-chave, que “dirigem” a cadeia de suprimentos em que estão inseridas.
Para que tenham sucesso, devem:
I.
Utilizar a abordagem holística (de toda a rede) para gerenciar a cadeia de
suprimentos.
II.
Observar o conceito de coordenar estrategicamente cadeias de suprimentos
formadas de negócios de diferentes propriedades e gerenciados por diferentes
pessoas é muito fácil.
III.
O consumo de cada elo da cadeia de suprimentos é constante e igual no tempo
para todos os elos.
IV.
Em longas cadeias de suprimentos envolvendo vários negócios, não é fácil
coordenar toda a cadeia, em particular quando parte da cadeia atende a dois
conjuntos de clientes finais.
As
ações para o sucesso corretas são:
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