Gestão das Operações Produtivas

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·          
0 em 0,25 pontos
Incorreta
É o arranjo físico no qual os recursos que estão sendo transformados – materiais, informações ou consumidores – não se movem, enquanto todos os recursos de transformação – equipamentos e pessoal – devem se mover para e na região onde está sendo feito o processo de produção. Como se chama esse tipo de layout?
Resposta Selecionada:
Incorretab. 
Por produto
Respostas:
a. 
Celular
b. 
Por produto
c. 
Misto
Corretad. 
Posicional
e. 
Por processo
 
·         Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Correta


Qual a influência da qualidade em um projeto de produtos ou serviços?
Resposta Selecionada:
Corretaa. 
Consegue eliminar falhas potenciais e aspectos que podem provocar erros do produto ou serviço
Respostas:
Corretaa. 
Consegue eliminar falhas potenciais e aspectos que podem provocar erros do produto ou serviço
b. 
Resulta em recursos convenientes para produzir o produto ou serviço conforme suas especificações
c.
Pode gerar produtos que podem ser feitos rapidamente (usando projeto modular, por exemplo), ou serviços que evitam demoras desnecessárias.
d. 
Movimenta materiais, informações ou clientes através de cada estágio do processo, sem demora.
e. 
Auxilia a tornar previsível cada estágio do processo ao exigir padronização e previsibilidade


Feedback da resposta:

·         Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Correta

Segundo Monty Finneston (apud Slacks, 2009), “projeto é o processo conceitual através do qual algumas exigências funcionais de pessoas, individualmente ou em massa, são satisfeitas através do uso de um produto ou sistema que representa a tradução física do conceito”. Podemos afirmar que seja falso acerca dos projetos:
Resposta Selecionada:
Corretae. 
Para realizar um projeto basta uma boa ideia por si só.
Respostas:
a. 
O objetivo da atividade de projeto é satisfazer a necessidade dos consumidores.
b.
O projeto aplica-se tanto a produtos (ou serviços) como a sistemas (chamados na administração da produção de processos).
c. 
a atividade de projeto é, em si, um processo de transformação.
d. 
Os projetos começam com conceitos que serão traduzidos em especificações.
Corretae. 
Para realizar um projeto basta uma boa ideia por si só.

Feedback da resposta:
Resposta: E
Comentário: O projeto para existir precisa de um conceito preconcebido. A ideia em si não é suficiente. É necessário que a ideia evolua para conceito e que passe pelo filtro de marketing, finanças e produção para só então se pensar nas especificações.
·         Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
Correta
A representação clássica da variação do custo e da flexibilidade, elaborada por Hayes e Wheelwright, de Harvard, busca mostrar as consequências para a operação em função da seleção do processo empregado. Como essa representação se denomina?
Resposta Selecionada:
Corretac. 
Matriz produto-processo
Respostas:
a. 
Matriz produto-serviço
b. 
Matriz produto-variedade
Corretac. 
Matriz produto-processo
d. 
Matriz produto-volume
e. 
Matriz produto-dimensão

Feedback da resposta:

Resposta: C
Comentário: Denominada “matriz produto‑processo”, tem a relação volume-variedade em uma dimensão e o tipo de processo na outra dimensão.
·         Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
Incorreta
No caso de produção em larga escala ou produção em massa, os recursos de transformação (instalações e pessoas) devem ser dispostos de tal forma que não exista perda de tempo para mudança de processo de uma máquina para outra.
Como se chama esse tipo de layout?
Resposta Selecionada:
Incorretad. 
Posicional
Respostas:
a. 
Celular
Corretab. 
Por produto
c. 
Misto
d. 
Posicional
e. 
Por processo
·         Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
Correta
O ato de fundir o projeto de produtos/serviços e o projeto do processo que os produz é chamado:
Resposta Selecionada:
Corretac. 
Projeto interativo
Respostas:
a. 
Projeto inter-relacionado
b. 
Projeto produto-processo
Corretac. 
Projeto interativo
d. 
Projeto Integrado
e. 
Projeto Transversal

Feedback da resposta:

Resposta: C
Comentário: O ato de fundir o projeto de produtos/serviços e o projeto do processo que os produz é chamado de projeto interativo. O benefício desse tipo de projeto é a redução do tempo utilizado para a atividade de projeto, desde o conceito até a introdução no mercado, denominado TTM (Time To Market), ou tempo até o lançamento.
·         Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Observar que, apesar de tanto se falar sobre a necessidade do trabalho em equipe, é ainda comum encontrarmos organizações nas quais os departamentos funcionam como “ilhas em um arquipélago”, trocando informações, mas não interagindo entre si. Os egos individuais e os valores emotivos levam a tal situação. A ideia acima leva as organizações a tratar frequentemente do projeto do produto ou serviço separadamente do projeto do processo que os produzem. Neste caso, o que seria mais recomendável para a organização?
Resposta Selecionada:
Corretab. 
Reconhecer que são atividades inter-relacionadas.
Respostas:
a. 
Reconhecer que não há possibilidade de integração.
Corretab. 
Reconhecer que são atividades inter-relacionadas.
c. 
A sobreposição das atividades de projeto é um mito organizacional.
d.
A natureza e aparência do serviço, sob a ótica do consumidor, devem ser separadas do processo ao qual o cliente está submetido.
e. 
Reconhecer que a integração entre os projetos gera limitações para os produtos e serviços.

Feedback da resposta:
.

·         Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Os produtos e serviços são as primeiras coisas observadas pelos clientes em uma organização. Assim, o projeto dos produtos e serviços, seu desenvolvimento contínuo e a criação de projetos totalmente novos também ajudam a definir a posição competitiva de uma organização. Pode-se afirmar que todos os produtos e serviços têm três aspectos em relação ao projeto:
Resposta Selecionada:
Corretab. 
Conceito, pacote de produtos/serviços e processos.
Respostas:
a. 
Ideia, protótipo e processo.
Corretab. 
Conceito, pacote de produtos/serviços e processos.
c. 
Ideia, conceito e protótipo.
d. 
Ideia, variedade e volume.
e. 
Ideia, processo e variedade.

Feedback da resposta:

Resposta: B
Comentário: Pode-se afirmar que todos os produtos e serviços têm três aspectos em relação ao projeto:
• um conceito: conjunto de benefícios esperados que o consumidor esteja comprando;
• um pacote de produtos e serviços: conjunto de componentes que proporcionam o benefício definido no conceito;
• um processo: que define a relação entre os componentes do pacote.
·         Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Os recursos a ser transformados são separados em famílias de peças que possuem processos de fabricação idênticos ou muito similares, permitindo que todos os recursos de transformação necessários para sua produção sejam colocados juntos, permitindo a produção sem interrupção de determinado lote de peças. Como se chama esse tipo de layout?
Resposta Selecionada:
Corretaa. 
Celular
Respostas:
Corretaa. 
Celular
b. 
Por produto
c. 
Misto
d. 
Posicional
e. 
Por processo
 

Feedback da resposta:

Resposta: A
Comentário: Terminada a operação em uma célula, o lote de peças segue para outra célula, e assim por diante até sua conclusão. Como resultado, o tempo total de fabricação é extremamente reduzido, assim como o estoque em processo.
·         Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Quando o objetivo de desempenho da produção é a confiabilidade, qual a influência que esse critério pode impactar em um projeto bem elaborado do processo?
Resposta Selecionada:
Corretab. 
Resulta em tecnologia e pessoal confiável.
Respostas:
a. 

Auxilia a tornar previsível cada estágio do processo ao exigir padronização e previsibilidade
Corretab. 
Resulta em tecnologia e pessoal confiável.
c. 
Permite reduzir o custo de cada peça que compõe o produto ou serviço, assim como reduz o custo de combiná-los.
d. 
Assegura alta utilização de recursos, o que leva a processos eficientes e de baixo custo.
e. 
Pode reduzir o custo de cada peça que compõe o produto ou serviço, assim como reduz o custo de combiná-los

Feedback da resposta:




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QUESTIONARIO III



·         Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Correta

Resposta Selecionada:
Corretab. 
A figura 3 representa P e D no planejamento e no controle do tipo obter recursos-contra-pedido.
Respostas:
a. 
A figura 1 representa P e D no planejamento e controle do tipo fazer-contra-pedido.
Corretab. 
A figura 3 representa P e D no planejamento e no controle do tipo obter recursos-contra-pedido.
c. 
A figura 2 representa P e D no planejamento e no controle do tipo fazer-para-estoque.
d. 
A figura 4 representa P e D no planejamento obter recursos-contra-pedido.
e. 
A figura 2 representa P e D no planejamento fazer-para-estoque e montar-contra-pedido.

Feedback da resposta:
Alternativa: B
Comentário: 
a relação entre tempo de demanda e tempo de processo é que irá definir o tipo de planejamento e controle necessário para atender ao tipo de operação. As mesmas figuras anteriores são apresentadas com a definição de onde cada uma se aplica:
Figura 1: fazer-para-estoque
Figura 2: fazer-contra-pedido
Figura 3: obter recursos-contra-pedido
Figura 4: fazer-para-estoque / montar-contra-pedido
·         Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Correta
A única forma de proteger os processos contra a variação de demanda é o uso do recurso dos estoques, que auxilia na proteção contra aumentos inesperados de consumo. Temos assim a definição de dois grupos distintos de demanda:
·         Demanda dependente.
·         Demanda independente. 
As seguintes considerações devem ser levadas em conta ao apreciarmos a definição de demanda dependente ou independente:
I - Demanda dependente pode ser calculada.
II - Manuais de proprietário de automóveis têm demanda independente.
III - Sorvetes servidos em um quiosque da Frözen Yogurt têm demanda independente.
IV - Pneus vendidos por uma loja de pneus têm demanda dependente.
Demanda independente é imprevisível.
As considerações que podem ser consideradas verdadeiras são:
Resposta Selecionada:
Corretad. 
I, III e V
Respostas:
a. 
I, II e III
b. 
II, III e IV
c. 
III, IV e V
Corretad. 
I, III e V
e. 
II, III e V

Feedback da resposta:

·         Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Correta
A atividade de planejamento e controle tem por objetivo garantir que os processos de produção ocorram eficaz e eficientemente, produzindo produtos e serviços conforme requeridos pelos consumidores. Proporcionam sistemas, procedimentos e decisões que conciliam as capacidades dos recursos com o conjunto de demandas gerais e específicas. Existem diferenças entre planejar e controlar, identificadas por algumas de suas características gerais:
I. Um plano é uma formalização daquilo que irá acontecer em determinado momento no futuro. 
II. Um plano não garante que um evento irá acontecer, sendo somente uma declaração de intenção.
III. Planos são baseados em expectativas, que são esperanças relativas ao futuro.
IV. Quando operações implementam planos, as coisas acontecem como esperado:
·         os consumidores não mudam de ideia;
·         os fornecedores sempre entregam na hora;
·         máquinas não quebram;
·         funcionários não ficam doentes.

 
As características consideradas verdadeiras são:
Resposta Selecionada:
Corretae. 
II e III
Respostas:
a. 
I e II
b. 
II e IV
c. 
III e IV
d. 
I e IV
Corretae. 
II e III

Feedback da resposta:
Alternativa: E
Comentário: um plano é um estudo que mostra que, se determinadas ações forem tomadas ao longo do tempo, no futuro poderá acontecer o resultado esperado no estudo, sendo, portanto, uma declaração de intenções e que ocorrerá desde que tudo aconteça como planejado. Isso, porém, é difícil de ocorrer, uma vez que opiniões de consumidores mudam, existem atrasos de entregas, máquinas quebram e, com certeza, funcionários irão ficar doentes.
·         Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Ao determinar a sequência em que o trabalho será desenvolvido, algumas operações exigem a construção de um cronograma detalhado, que mostre quando os trabalhos devem começar e terminar – isso é um programa.
I - Programas são declarações de volume e tempo (horários ou datas), familiares em ambientes como o do transporte coletivo nas cidades, que considera horários de partida e de chegada, assim como o aumento da oferta nos horários de pico.
II - Programas de trabalho são feitos para manter o pessoal ocupado.
III - Operações em que a chegada do consumidor acontece de forma não planejada, não pode ser programada em curto prazo, respondendo somente quando a demanda aparece.
IV - Programar é uma das mais simples atividades que aparecem no gerenciamento da produção.
V - Os programadores precisam lidar com diferentes tipos de recursos ao mesmo tempo.
VI - As máquinas têm capacidades e capacitação similares.
VII - O pessoal tem diferentes habilidades.
VIII - O número de programas possíveis é constante, mesmo em função do crescente número de atividades e processos.
 
As afirmações que podem ser consideradas verdadeiras são:
Resposta Selecionada:
Corretaa. 
I, III, V e VII
Respostas:
Corretaa. 
I, III, V e VII
b. 
II, IV, VI e VIII
c. 
I, II, III e VIII
d. 
II, IV, V e VI
e. 
V, VI, VII e VIII

Feedback da resposta:
Alternativa: A
Comentário:
II. Programas de trabalho são feitos para atender a demanda.
IV. Programar é uma atividade muito complexa.
VI. As máquinas têm capacidades de produção em geral muito diferentes.
VIII. O número de programas cresce exponencialmente com o aumento de processos.
·         Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Carregamento é a quantidade de trabalho alocado para um centro de trabalho, levando em conta o tempo real de operação (que desconta do máximo tempo disponível os períodos não trabalhados, as trocas de preparação e os tempos de máquina parada para manutenção, por exemplo). Para efeito de carregamento, pode-se considerar:
I - Carregamento finito, que aloca trabalho para um centro de produção até um limite preestabelecido.
II - Carregamento infinito é um método importante para operações como um consultório médico, ou pessoas em um avião, ou pessoas em um teatro.
III - Carregamento infinito, em que não se limita a aceitação do trabalho, mas procura-se corresponder a ele.
IV - Carregamento finito é importante para operações como pronto-socorro de emergências em um hospital de clínicas, ou quiosques de fast food. 
As alternativas que podem ser consideradas corretas são:
Resposta Selecionada:
Corretab. 
I e III
Respostas:
a. 
I e II
Corretab. 
I e III
c. 
I e IV
d. 
II e III
e. 
II e IV



Feedback da resposta:
Alternativa: B
Comentário:
 as alternativas II e IV estão invertidas, sendo II a descrição válida para um carregamento finito, e a IV válida para um carregamento infinito.
·         Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
Correta
O planejamento e o controle requerem a conciliação do suprimento e da demanda em termos de volume, tempo e qualidade. Para conciliar volume e tempo, quatro atividades justapostas são desempenhadas: carregamento, sequenciamento, programação e controle.
I - No carregamento, devemos nos preocupar com o quanto fazer.
II - Na programação, devemos nos preocupar em que ordem fazer.
III - No monitoramento e no controle, devemos nos preocupar se as atividades estão conforme o plano.
IV - No sequenciamento, devemos nos preocupar quando fazer.

 
As alternativas consideradas corretas são:
Resposta Selecionada:
Corretab. 
I e III
Respostas:
a. 
I e II
Corretab. 
I e III
c. 
I e IV
d. 
II e III
e. 
II e IV

Feedback da resposta:


 
·         Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Planos geram ações de curto prazo, necessitando de intervenções diretamente nas operações. O controle faz os ajustes que permitem que a operação atinja os objetivos que o plano estabeleceu, mesmo que o originalmente planejado não se confirme. Em resumo:
·         Plano = conjunto de intenções para o que deveria ocorrer.
·         Controle = conjunto de ações que visam ao direcionamento do plano, monitorando o que realmente acontece e fazendo eventuais mudanças necessárias. 
Pelo exposto, fica evidente que a natureza do planejamento e controle muda ao longo do tempo. Assim, podemos afirmar que:
I - Na visão de longo prazo, temos 100% de planejamento e 0% de controle.
II - Na visão de curto prazo, os recursos são estabelecidos em termos financeiros.
III - Na visão de médio prazo, a previsão de demanda é baseada na demanda real.
IV - Na visão de curto prazo, consideram-se objetivos operacionais ad hoc (caso a caso). 
As afirmações verdadeiras são:
Resposta Selecionada:
Corretaa. 
I e IV
Respostas:
Corretaa. 
I e IV
b. 
II e IV
c. 
III e IV
d. 
I e III
e. 
II e III

Feedback da resposta:


 
·         Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Se planejamento e controle são o processo de conciliar demanda e suprimento, a natureza das decisões tomadas para planejar e controlar uma operação produtiva dependerá tanto da natureza da demanda como da natureza do suprimento na operação. Tanto o suprimento como a demanda podem conter certa dose de incerteza, geradas por características próprias de cada processo.
Resposta Selecionada:
Corretae.
Alguma operação tem demanda bastante previsível, como uma escola, onde o consumo de todos os materiais necessários é bastante previsível em longo prazo.
Respostas:
a. 
Suprimento confiável não depende da disponibilidade de todos os recursos transformados e em transformação.
b.
A compreensão da incerteza no suprimento não precisa considerar a incerteza de cada recurso de entrada, participante do suprimento.
c.
Estoque ou reserva de contingência não devem existir, pois não contribuem em nada com a atividade de planejamento e controle.
d. 
As incertezas no lado da demanda não são importantes de analisar, pois não afetam o planejamento e o controle.
Corretae.
Alguma operação tem demanda bastante previsível, como uma escola, onde o consumo de todos os materiais necessários é bastante previsível em longo prazo.

Feedback da resposta:

Alternativa: E
Comentário: a atividade de planejamento e controle, por depender da demanda e do suprimento, está automaticamente inserida em um ambiente cheio de incertezas, que envolve a disponibilidade dos recursos de transformação ou a serem transformados, devendo considerar a incerteza do suprimento de cada recurso de entrada, considerando um estoque de contingência para cobrir tais variações ou incertezas, além de ser obrigado a levar em conta as incertezas do lado da demanda.
·         Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Sequenciamento significa que, na chegada de trabalho, decisões devem ser tomadas, definindo a ordem em que as tarefas serão executadas, que é o sequenciamento da produção. Tal sequenciamento depende de um conjunto de regras predefinidas, algumas delas complexas, tais como:
I - Restrições físicas, considerando que a natureza física dos materiais pode determinar a prioridade do trabalho.
II - Prioridade do consumidor, tendo em vista que algumas operações permitem algumas vezes que consumidores importantes, ou temporariamente ofendidos, sejam “processados” antes dos demais.
III - Last In First Out (LIFO), um método de sequenciamento usualmente escolhido por razões práticas.
IV - First In First Out (FIFO), regra de sequenciamento simples de utilizar, que permite mostrar uma forma justa de sequenciamento.
V - Operação mais longa / tempo total mais longo da tarefa primeiro, tendo em conta que muitas operações, em certo momento, tornam-se limitadas por disponibilidade de caixa.
VI - Operação mais curta / tempo total mais curto da tarefa primeiro, que significa sequenciar os trabalhos mais longos em primeiro lugar, gerando a vantagem de ocupar os centros de trabalho dentro da operação por longos períodos. 
As regras que podem ser consideradas válidas são:
Resposta Selecionada:
Corretac. 
I, II, III e IV
Respostas:
a. 
I, III, V e VI
b. 
II, IV, V e VI
Corretac. 
I, II, III e IV
d. 
II, III, IV e V
e. 
III, IV, V e VI



Feedback da resposta:
Alternativa: C
Comentário:
 as definições para as regras apresentadas em V e VI estão trocadas, o correto é:
V - Operação mais longa / tempo total mais longo da tarefa primeiro, que significa sequenciar os trabalhos mais longos em primeiro lugar, gerando a vantagem de ocupar os centros de trabalho dentro da operação por longos períodos.
VI - Operação mais curta / tempo total mais curto da tarefa primeiro, tendo em conta que muitas operações, em certo momento, tornam-se limitadas por disponibilidade de caixa.
·         Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Todos os objetivos de desempenho podem ser usados para o julgamento das regras de sequenciamento, mas os objetivos de confiabilidade, rapidez e custo destacam-se dos demais em termos de importância, visto que o que se busca é:
I - Atender à data prometida ao consumidor.
II - Minimizar o tempo que o trabalho gasta no processo, conhecido como tempo de fluxo.
III - Minimizar o estoque do trabalho em processo.
IV - Minimizar a devolução de produtos defeituosos.


 
Podemos afirmar que os objetivos de desempenho envolvidos na busca das ações anteriores são:
Resposta Selecionada:
Corretad. 
Em IV, qualidade.
Respostas:
a. 
Em I, rapidez.
b. 
Em II, confiabilidade.
c. 
Em III, flexibilidade.
Corretad. 
Em IV, qualidade.
e. 
Em I, custo.

Feedback da resposta:
Alternativa: D
Comentário:
I = confiabilidade
II = rapidez
III = custo
IV= qualidade





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UNIDADE IV

·         Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Correta

Resposta Selecionada:
Corretaa. 
I e II
Respostas:
Corretaa. 
I e II
b. 
II e III
c. 
III e IV
d. 
I e III
e. 
II e IV

Feedback da resposta:

Alternativa: A
Comentário: com o passar do tempo, a rapidez melhorou e não se pode afirmar que a operação não dava atenção à qualidade.
·         Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Correta

Resposta Selecionada:
Corretac. 
I e IV
Respostas:
a. 
I e II
b. 
I e III
Corretac. 
I e IV
d. 
II e III
e. 
II e IV
 


Feedback da resposta:

Alternativa: C
Comentário: Zona de melhoramento, em que abaixo da fronteira inferior de aceitabilidade, os fatores passam a ser candidatos a melhoramentos e zona de ação urgente, com fatores importantes para os consumidores, mas com desempenho inferior ao dos concorrentes, passando a ser considerados candidatos imediatos a melhoramentos.
·         Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Os cinco objetivos de desempenho (qualidade, flexibilidade, rapidez, confiabilidade e custos) são efetivamente compostos por medidas menores. Cada um, individualmente, oferece uma visão parcial do desempenho do objetivo, mas ao mesmo tempo oferece a oportunidade de identificar áreas de melhoramento, ou mesmo monitorar a extensão dos melhoramentos implementados. Algumas medidas parciais utilizáveis podem ser:
I. Para a qualidade, frequência de entregas.
II. Para a rapidez, utilização dos recursos.
III. Para a confiabilidade, atraso médio dos pedidos.
IV. Para custos, a eficiência.
V. Para a flexibilidade, tempo para mudar programações.

 
As medidas corretas são:
Resposta Selecionada:
Corretac. 
III, IV e V
Respostas:
a. 
I, II e III
b. 
II, III e IV
Corretac. 
III, IV e V
d. 
I, III e V
e. 
II, IV e V

Feedback da resposta:
.

·         Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
Correta
A importância da qualidade e especialmente do TQM tem sido mundialmente reconhecida como importante integradora de muitos aspectos de melhoria da produção. Diversas instituições vêm estimulando a melhoria da qualidade por meio da criação de prêmios da qualidade, definindo o que se denomina empresas de classe mundial. Portanto, TQM pode ser entendida também como uma filosofia de como abordar a administração da qualidade, sendo um modo de agir e pensar a produção, preocupando-se em particular com os seguintes temas:
I - Atendimento de necessidades e expectativas dos consumidores.
II - Participação de algumas partes da organização.
III - Inclusão de todas as pessoas da organização.
IV - Exame de todos os custos relacionados com a qualidade.
V - Tentar fazer “as coisas certo da primeira vez”, começando no projeto.
VI - Desenvolvimento de sistemas e procedimentos que apoiem qualidade e melhoria.
VII - Desenvolvimento de um processo de melhoramento revolucionário. 
Os temas que podem ser considerados corretos são:
Resposta Selecionada:
Corretaa. 
I, III, IV e VI
Respostas:
Corretaa. 
I, III, IV e VI
b. 
II, III, V e VI
c. 
III, IV, V e VI
d. 
I, II, III e IV
e. 
IV, V, VI e VII

Feedback da resposta:
Alternativa: A
Comentário: a participação deve ser de todas as partes da organização, deve-se fazer, e não somente tentar, “as coisas certo da primeira vez”; começando no projeto e o desenvolvimento de um processo deve ser um melhoramento contínuo.
·         Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Algumas técnicas são particularmente úteis para melhorar operações, tais como o controle estatístico do processo, ou a análise do efeito e modo de falha. Todavia, como previsto inclusive nas normas ISO 9001, existem algumas ferramentas, denominadas estatísticas, que ajudam muito na identificação de itens que merecem melhoramentos na produção. Se, em determinada operação, encontrarmos uma conexão entre os dados de dois conjuntos analisados (volume de vendas vs lucro, por exemplo) e conseguirmos mostrar que essa relação obedece a uma equação matemática do tipo lucro = 3 x valor de vendas, teremos um(a):
Resposta Selecionada:
Corretae. 
Diagrama de relacionamento, com correlação positiva forte.
Respostas:
a. 
Análise de entrada e saída.
b. 
Diagrama de Pareto.
c. 
Análise do porquê.
d. 
Fluxograma.
Corretae. 
Diagrama de relacionamento, com correlação positiva forte.

Feedback da resposta:
.

·         Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Ao se determinar uma prioridade de melhoramento, passa-se ao ponto de considerar a abordagem ou estratégia que se deseja utilizar para executar o processo de melhoramento. Duas abordagens ou estratégias mostram filosofias distintas e, algumas vezes, opostas. Entre suas características, podemos citar:
I - Melhoramento revolucionário é aquele que assume que um melhoramento só pode ser realizado através de uma mudança grande e dramática na forma como a produção trabalha.
II - Melhoramento contínuo tem um impacto relativamente repentino e abrupto na operação.
III - O total reprojeto de um sistema computadorizado de reservas em um hotel é um melhoramento revolucionário.
IV - Melhoramento contínuo é o que adota a abordagem de melhoramento de desempenho através de mais e menores passos incrementais.
V - KAIZEN é o nome dado ao melhoramento revolucionário.
VI - O círculo de Deming, mais conhecido como PDCA (Planejar – Fazer – Controlar – Agir), é a ferramenta mais importante no auxílio do melhoramento contínuo.
As características consideradas verdadeiras são:
Resposta Selecionada:
Corretad. 
I, III, IV e VI
Respostas:
a. 
I, II, III e IV
b. 
II, III, IV e V
c. 
III, IV, V e VI
Corretad. 
I, III, IV e VI
e. 
II, IV, V e VI


Feedback da resposta:

Alternativa: D
Comentário: melhoramento revolucionário é que tem um impacto relativamente repentino e abrupto na operação e KAIZEN é o nome dado ao melhoramento contínuo.
·         Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
Incorreta
Benchmarking é uma abordagem utilizada para comparar as próprias operações com as de outras empresas. Hoje em dia, podemos afirmar que:
I - Benchmarking é restrito às operações de manufatura.
II - Benchmarking não está mais confinado às operações de manufatura.
III - Benchmarking não é mais aplicado somente por especialistas e consultores, mas por todos na organização.
IV - Benchmarking não significa ganhar vantagem competitiva. 
As afirmações verdadeiras são:
Resposta Selecionada:
Incorreta [Sem Resposta]
Respostas:
a. 
I e II
b. 
I e III
c. 
I e IV
Corretad. 
II e III
e. 
II e IV
·         Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Manutenção é o termo utilizado para abordar a forma pela qual as organizações tentam evitar as falhas ao cuidar de suas instalações físicas. Todo sistema produtivo deve se preocupar com suas instalações de forma sistêmica, pois:
·         A segurança é melhorada, diminuindo a imprevisibilidade.
·         A confiabilidade é aumentada, reduzindo o tempo perdido com consertos das instalações.
·         A qualidade é maior, com equipamentos com desempenho dentro dos padrões.
·         Os custos de operação são mais baixos, devido à manutenção regular.
·         O tempo de vida é mais longo, pois cuidados regulares, limpeza e lubrificação podem prolongar a vida efetiva das instalações.
·         O valor final é mais alto, pois instalações bem mantidas são, geralmente, mais fáceis de vender no mercado de segunda mão.


 
Para bem entendermos os tipos de manutenção, temos:
Resposta Selecionada:
Corretad.
Na prática, as atividades de manutenção de uma organização consistem em uma combinação de três abordagens básicas: manutenção preventiva, preditiva e corretiva, para cuidar de suas instalações físicas.
Respostas:
a. 
Manutenção preditiva, em que precisamos periodicamente trocar o óleo, velas e correias dos motores dos carros.
b.
Manutenção corretiva, quando sistematicamente precisamos verificar nível de óleo do motor dos carros, assim como calibrar os pneus.
c. 
Manutenção preventiva, quando precisamos trocar uma lâmpada queimada.
Corretad.
Na prática, as atividades de manutenção de uma organização consistem em uma combinação de três abordagens básicas: manutenção preventiva, preditiva e corretiva, para cuidar de suas instalações físicas.
e. 
Na manutenção preditiva enquadra-se uma cirurgia de ponte de safena, para alguém que teve um princípio de infarto.

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·         Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
Correta
Nenhuma operação produtiva é indiferente a falhas, mas para algumas é imperativo que não aconteçam: aviões em voo ou fornecimento de eletricidade para hospitais, por exemplo. A confiabilidade não é somente desejável, mas muitas vezes crucial e pode se transformar em uma grande vantagem competitiva (por exemplo, o aumento do consumo dos produtos japoneses – carros e eletrônicos – em função de sua reputação de alta confiabilidade). Todavia, por mais que se previnam as falhas acontecem e em tais instantes devem existir políticas que ajudem a recuperação pós-falha. Aceitar que falhas podem ocorrer não significa, portanto, ignorá-las, ou que não se possa ou não se deva minimizá-las. Além disso, nem todas as falhas são igualmente sérias: um violinista em uma orquestra tem pouca possibilidade de ver seu erro em uma nota vir a ser percebido, mas se estiver executando um solo, o erro pode estragar toda a execução. As organizações precisam, assim, discriminar as diferentes falhas, dando o máximo de atenção para aquelas consideradas críticas. Para tanto, faz-se necessário entender por que as coisas falham e como medir o impacto das mesmas. As falhas na produção ocorrem por razões muito diferentes, que podem ser agrupadas como:
I - Falhas que têm por origem a operação produtiva, porque todas as instalações têm probabilidade de quebrar, podendo ser uma avaria parcial.
II - Falhas nas instalações, por terem um projeto global malfeito, ou porque suas instalações (máquinas, equipamentos, edifícios) ou pessoas falharam.
III - Falhas de pessoal, que podem ser denominadas de erros ou de violações.
IV - Falhas de fornecedores, que se caracterizam por atrasos na entrega, problemas na qualidade.
V - Falhas de clientes, que nascem do mau uso de produtos ou serviços entregues.
VI - Falhas como oportunidade, que inevitavelmente leva a conclusão que a origem de todas as falhas é algum tipo de erro humano.

 
Os grupos de falhas corretos são:
Resposta Selecionada:
Corretac. 
III, IV, V e VI
Respostas:
a. 
I, II, III e IV
b. 
II, III, IV e V
Corretac. 
III, IV, V e VI
d. 
I, III, V e VI
e. 
II, IV, V e VI



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Alternativa: C
Comentário: falhas que têm por origem a operação produtiva, por ter um projeto global malfeito, ou porque suas instalações (máquinas, equipamentos, edifícios) ou pessoas falharam e falhas nas instalações, porque todas as instalações têm probabilidade de quebrar, podendo ser uma avaria parcial.
·         Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
Correta
O uso de medidas parciais para avaliação do desempenho de uma operação exige um julgamento para saber se o mesmo é bom, ruim ou indiferente. São utilizados quatro tipos de padrões para auxiliar nesse julgamento:
I. Padrões históricos: só servem como história, que o proprietário utiliza para tentar convencer novos clientes.
II. Metas: são estabelecidas arbitrariamente para definir um nível de desempenho visto como adequado ou razoável. 
III. Padrões de desempenho da concorrência: é a comparação direta do desempenho de um processo produtivo com o dos concorrentes. 
IV. Padrões de desempenho absolutos: quando são definidos limites teóricos, como “zero defeito” ou “zero estoque”. 

 
Os padrões considerados corretos são:
Resposta Selecionada:
Corretac. 
II, III e IV
Respostas:
a. 
I, II e III
b. 
I, III e IV
Corretac. 
II, III e IV
d. 
I e II
e. 
Somente I

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Alternativa: C
Comentário: padrões históricos são efetivos quando a operação está melhorando ou piorando com o tempo.

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