Gestão das Operações Produtivas
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·
0 em 0,25 pontos
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É o
arranjo físico no qual os recursos que estão sendo transformados – materiais,
informações ou consumidores – não se movem, enquanto todos os recursos de
transformação – equipamentos e pessoal – devem se mover para e na região onde
está sendo feito o processo de produção. Como se chama esse tipo de layout?
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Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
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Qual
a influência da qualidade em um projeto de produtos ou serviços?
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Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
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Segundo
Monty Finneston (apud Slacks, 2009), “projeto é o processo conceitual através
do qual algumas exigências funcionais de pessoas, individualmente ou em
massa, são satisfeitas através do uso de um produto ou sistema que representa
a tradução física do conceito”. Podemos afirmar que seja falso acerca dos
projetos:
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Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
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A
representação clássica da variação do custo e da flexibilidade, elaborada por
Hayes e Wheelwright, de Harvard, busca mostrar as consequências para a
operação em função da seleção do processo empregado. Como essa representação
se denomina?
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Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
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No caso
de produção em larga escala ou produção em massa, os recursos de
transformação (instalações e pessoas) devem ser dispostos de tal forma que
não exista perda de tempo para mudança de processo de uma máquina para
outra.
Como se chama esse tipo de layout? |
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Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
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O ato
de fundir o projeto de produtos/serviços e o projeto do processo que os
produz é chamado:
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Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
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Observar
que, apesar de tanto se falar sobre a necessidade do trabalho em equipe, é
ainda comum encontrarmos organizações nas quais os departamentos funcionam
como “ilhas em um arquipélago”, trocando informações, mas não interagindo
entre si. Os egos individuais e os valores emotivos levam a tal situação. A
ideia acima leva as organizações a tratar frequentemente do projeto do
produto ou serviço separadamente do projeto do processo que os produzem.
Neste caso, o que seria mais recomendável para a organização?
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Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
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Os
produtos e serviços são as primeiras coisas observadas pelos clientes em uma
organização. Assim, o projeto dos produtos e serviços, seu desenvolvimento
contínuo e a criação de projetos totalmente novos também ajudam a definir a
posição competitiva de uma organização. Pode-se afirmar que todos os produtos
e serviços têm três aspectos em relação ao projeto:
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Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
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Os
recursos a ser transformados são separados em famílias de peças que possuem
processos de fabricação idênticos ou muito similares, permitindo que todos os
recursos de transformação necessários para sua produção sejam colocados
juntos, permitindo a produção sem interrupção de determinado lote de peças.
Como se chama esse tipo de layout?
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Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
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Quando
o objetivo de desempenho da produção é a confiabilidade, qual a influência
que esse critério pode impactar em um projeto bem elaborado do processo?
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QUESTIONARIO III
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Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
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Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
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A
única forma de proteger os processos contra a variação de demanda é o uso do
recurso dos estoques, que auxilia na proteção contra aumentos inesperados de
consumo. Temos assim a definição de dois grupos distintos de demanda:
·
Demanda dependente.
·
Demanda independente.
As
seguintes considerações devem ser levadas em conta ao apreciarmos a definição
de demanda dependente ou independente:
I
- Demanda dependente pode ser calculada.
II
- Manuais de proprietário de automóveis têm demanda independente.
III
- Sorvetes servidos em um quiosque da Frözen Yogurt têm demanda
independente.
IV
- Pneus vendidos por uma loja de pneus têm demanda dependente.
Demanda
independente é imprevisível.
As
considerações que podem ser consideradas verdadeiras são:
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Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
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A
atividade de planejamento e controle tem por objetivo garantir que os
processos de produção ocorram eficaz e eficientemente, produzindo produtos e
serviços conforme requeridos pelos consumidores. Proporcionam sistemas,
procedimentos e decisões que conciliam as capacidades dos recursos com o
conjunto de demandas gerais e específicas. Existem diferenças entre planejar
e controlar, identificadas por algumas de suas características gerais:
I. Um plano é uma formalização daquilo que irá acontecer em determinado momento no futuro. II. Um plano não garante que um evento irá acontecer, sendo somente uma declaração de intenção. III. Planos são baseados em expectativas, que são esperanças relativas ao futuro. IV. Quando operações implementam planos, as coisas acontecem como esperado:
·
os consumidores não mudam de ideia;
·
os fornecedores sempre entregam na hora;
·
máquinas não quebram;
·
funcionários não ficam doentes.
As características consideradas verdadeiras são: |
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Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
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Ao
determinar a sequência em que o trabalho será desenvolvido, algumas operações
exigem a construção de um cronograma detalhado, que mostre quando os
trabalhos devem começar e terminar – isso é um programa.
I -
Programas são declarações de volume e tempo (horários ou datas), familiares
em ambientes como o do transporte coletivo nas cidades, que considera
horários de partida e de chegada, assim como o aumento da oferta nos horários
de pico.
II
- Programas de trabalho são feitos para manter o pessoal ocupado.
III
- Operações em que a chegada do consumidor acontece de forma não
planejada, não pode ser programada em curto prazo, respondendo somente quando
a demanda aparece.
IV
- Programar é uma das mais simples atividades que aparecem no
gerenciamento da produção.
V
- Os programadores precisam lidar com diferentes tipos de recursos ao
mesmo tempo.
VI
- As máquinas têm capacidades e capacitação similares.
VII
- O pessoal tem diferentes habilidades.
VIII
- O número de programas possíveis é constante, mesmo em função do
crescente número de atividades e processos.
As afirmações que podem ser consideradas verdadeiras são: |
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Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
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Carregamento
é a quantidade de trabalho alocado para um centro de trabalho, levando em
conta o tempo real de operação (que desconta do máximo tempo disponível os
períodos não trabalhados, as trocas de preparação e os tempos de máquina
parada para manutenção, por exemplo). Para efeito de carregamento, pode-se
considerar:
I
- Carregamento finito, que aloca trabalho para um centro de produção até
um limite preestabelecido.
II
- Carregamento infinito é um método importante para operações como um
consultório médico, ou pessoas em um avião, ou pessoas em um teatro.
III
- Carregamento infinito, em que não se limita a aceitação do trabalho,
mas procura-se corresponder a ele.
IV
- Carregamento finito é importante para operações como pronto-socorro de
emergências em um hospital de clínicas, ou quiosques de fast food.
As
alternativas que podem ser consideradas corretas são:
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Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
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O planejamento
e o controle requerem a conciliação do suprimento e da demanda em termos de
volume, tempo e qualidade. Para conciliar volume e tempo, quatro atividades
justapostas são desempenhadas: carregamento, sequenciamento, programação e
controle.
I - No
carregamento, devemos nos preocupar com o quanto fazer.
II
- Na programação, devemos nos preocupar em que ordem fazer.
III
- No monitoramento e no controle, devemos nos preocupar se as atividades
estão conforme o plano.
IV
- No sequenciamento, devemos nos preocupar quando fazer.
As alternativas consideradas corretas são: |
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Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
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Planos
geram ações de curto prazo, necessitando de intervenções diretamente nas
operações. O controle faz os ajustes que permitem que a operação atinja os
objetivos que o plano estabeleceu, mesmo que o originalmente planejado não se
confirme. Em resumo:
·
Plano = conjunto de intenções para o que
deveria ocorrer.
·
Controle = conjunto de ações que visam ao
direcionamento do plano, monitorando o que realmente acontece e fazendo
eventuais mudanças necessárias.
Pelo
exposto, fica evidente que a natureza do planejamento e controle muda ao
longo do tempo. Assim, podemos afirmar que:
I
- Na visão de longo prazo, temos 100% de planejamento e 0% de controle.
II
- Na visão de curto prazo, os recursos são estabelecidos em termos
financeiros.
III
- Na visão de médio prazo, a previsão de demanda é baseada na demanda
real.
IV
- Na visão de curto prazo, consideram-se objetivos operacionais ad hoc (caso
a caso).
As
afirmações verdadeiras são:
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Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
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Se
planejamento e controle são o processo de conciliar demanda e suprimento, a
natureza das decisões tomadas para planejar e controlar uma operação produtiva
dependerá tanto da natureza da demanda como da natureza do suprimento na
operação. Tanto o suprimento como a demanda podem conter certa dose de
incerteza, geradas por características próprias de cada processo.
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Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
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Sequenciamento
significa que, na chegada de trabalho, decisões devem ser tomadas, definindo
a ordem em que as tarefas serão executadas, que é o sequenciamento da
produção. Tal sequenciamento depende de um conjunto de regras predefinidas,
algumas delas complexas, tais como:
I
- Restrições físicas, considerando que a natureza física dos materiais
pode determinar a prioridade do trabalho.
II
- Prioridade do consumidor, tendo em vista que algumas operações
permitem algumas vezes que consumidores importantes, ou temporariamente
ofendidos, sejam “processados” antes dos demais.
III
- Last In First Out (LIFO), um método de sequenciamento usualmente
escolhido por razões práticas.
IV
- First In First Out (FIFO), regra de sequenciamento simples de
utilizar, que permite mostrar uma forma justa de sequenciamento.
V
- Operação mais longa / tempo total mais longo da tarefa primeiro, tendo
em conta que muitas operações, em certo momento, tornam-se limitadas por
disponibilidade de caixa.
VI - Operação
mais curta / tempo total mais curto da tarefa primeiro, que significa
sequenciar os trabalhos mais longos em primeiro lugar, gerando a vantagem de
ocupar os centros de trabalho dentro da operação por longos períodos.
As
regras que podem ser consideradas válidas são:
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Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
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Todos
os objetivos de desempenho podem ser usados para o julgamento das regras de
sequenciamento, mas os objetivos de confiabilidade, rapidez e custo
destacam-se dos demais em termos de importância, visto que o que se busca é:
I
- Atender à data prometida ao consumidor.
II
- Minimizar o tempo que o trabalho gasta no processo, conhecido como
tempo de fluxo.
III
- Minimizar o estoque do trabalho em processo.
IV
- Minimizar a devolução de produtos defeituosos.
Podemos afirmar que os objetivos de desempenho envolvidos na busca das ações anteriores são: |
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UNIDADE IV
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Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
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Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
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Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
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Os
cinco objetivos de desempenho (qualidade, flexibilidade, rapidez,
confiabilidade e custos) são efetivamente compostos por medidas menores. Cada
um, individualmente, oferece uma visão parcial do desempenho do objetivo, mas
ao mesmo tempo oferece a oportunidade de identificar áreas de melhoramento,
ou mesmo monitorar a extensão dos melhoramentos implementados. Algumas
medidas parciais utilizáveis podem ser:
I.
Para a qualidade, frequência de entregas.
II. Para a rapidez, utilização dos recursos. III. Para a confiabilidade, atraso médio dos pedidos. IV. Para custos, a eficiência. V. Para a flexibilidade, tempo para mudar programações. As medidas corretas são: |
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Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
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A
importância da qualidade e especialmente do TQM tem sido mundialmente
reconhecida como importante integradora de muitos aspectos de melhoria da
produção. Diversas instituições vêm estimulando a melhoria da qualidade por
meio da criação de prêmios da qualidade, definindo o que se denomina empresas
de classe mundial. Portanto, TQM pode ser entendida também como uma filosofia
de como abordar a administração da qualidade, sendo um modo de agir e pensar
a produção, preocupando-se em particular com os seguintes temas:
I
- Atendimento de necessidades e expectativas dos consumidores.
II
- Participação de algumas partes da organização.
III
- Inclusão de todas as pessoas da organização.
IV
- Exame de todos os custos relacionados com a qualidade.
V
- Tentar fazer “as coisas certo da primeira vez”, começando no projeto.
VI
- Desenvolvimento de sistemas e procedimentos que apoiem qualidade e
melhoria.
VII
- Desenvolvimento de um processo de melhoramento revolucionário.
Os
temas que podem ser considerados corretos são:
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Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
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Algumas
técnicas são particularmente úteis para melhorar operações, tais como o
controle estatístico do processo, ou a análise do efeito e modo de falha.
Todavia, como previsto inclusive nas normas ISO 9001, existem algumas ferramentas,
denominadas estatísticas, que ajudam muito na identificação de itens que
merecem melhoramentos na produção. Se, em determinada operação, encontrarmos
uma conexão entre os dados de dois conjuntos analisados (volume de vendas vs
lucro, por exemplo) e conseguirmos mostrar que essa relação obedece a uma
equação matemática do tipo lucro = 3 x valor de vendas, teremos um(a):
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Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
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Ao
se determinar uma prioridade de melhoramento, passa-se ao ponto de considerar
a abordagem ou estratégia que se deseja utilizar para executar o processo de
melhoramento. Duas abordagens ou estratégias mostram filosofias distintas e,
algumas vezes, opostas. Entre suas características, podemos citar:
I
- Melhoramento revolucionário é aquele que assume que um melhoramento só
pode ser realizado através de uma mudança grande e dramática na forma como a
produção trabalha.
II
- Melhoramento contínuo tem um impacto relativamente repentino e abrupto
na operação.
III
- O total reprojeto de um sistema computadorizado de reservas em um hotel
é um melhoramento revolucionário.
IV
- Melhoramento contínuo é o que adota a abordagem de melhoramento de
desempenho através de mais e menores passos incrementais.
V
- KAIZEN é o nome dado ao melhoramento revolucionário.
VI
- O círculo de Deming, mais conhecido como PDCA (Planejar – Fazer –
Controlar – Agir), é a ferramenta mais importante no auxílio do melhoramento
contínuo.
As
características consideradas verdadeiras são:
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Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
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Benchmarking é
uma abordagem utilizada para comparar as próprias operações com as de outras
empresas. Hoje em dia, podemos afirmar que:
I
- Benchmarking é restrito às operações de manufatura.
II
- Benchmarking não está mais confinado às operações de manufatura.
III
- Benchmarking não é mais aplicado somente por especialistas e
consultores, mas por todos na organização.
IV
- Benchmarking não significa ganhar vantagem competitiva.
As
afirmações verdadeiras são:
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Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
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Manutenção
é o termo utilizado para abordar a forma pela qual as organizações tentam
evitar as falhas ao cuidar de suas instalações físicas. Todo sistema
produtivo deve se preocupar com suas instalações de forma sistêmica, pois:
·
A segurança é melhorada, diminuindo a
imprevisibilidade.
·
A confiabilidade é aumentada, reduzindo o
tempo perdido com consertos das instalações.
·
A qualidade é maior, com equipamentos com
desempenho dentro dos padrões.
·
Os custos de operação são mais baixos,
devido à manutenção regular.
·
O tempo de vida é mais longo, pois cuidados
regulares, limpeza e lubrificação podem prolongar a vida efetiva das
instalações.
·
O valor final é mais alto, pois instalações
bem mantidas são, geralmente, mais fáceis de vender no mercado de segunda
mão.
Para bem entendermos os tipos de manutenção, temos: |
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Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
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Nenhuma
operação produtiva é indiferente a falhas, mas para algumas é imperativo que
não aconteçam: aviões em voo ou fornecimento de eletricidade para hospitais,
por exemplo. A confiabilidade não é somente desejável, mas muitas vezes
crucial e pode se transformar em uma grande vantagem competitiva (por
exemplo, o aumento do consumo dos produtos japoneses – carros e eletrônicos –
em função de sua reputação de alta confiabilidade). Todavia, por mais que se
previnam as falhas acontecem e em tais instantes devem existir políticas que
ajudem a recuperação pós-falha. Aceitar que falhas podem ocorrer não
significa, portanto, ignorá-las, ou que não se possa ou não se deva
minimizá-las. Além disso, nem todas as falhas são igualmente sérias: um
violinista em uma orquestra tem pouca possibilidade de ver seu erro em uma
nota vir a ser percebido, mas se estiver executando um solo, o erro pode
estragar toda a execução. As organizações precisam, assim, discriminar as
diferentes falhas, dando o máximo de atenção para aquelas consideradas
críticas. Para tanto, faz-se necessário entender por que as coisas falham e
como medir o impacto das mesmas. As falhas na produção ocorrem por razões
muito diferentes, que podem ser agrupadas como:
I
- Falhas que têm por origem a operação produtiva, porque todas as
instalações têm probabilidade de quebrar, podendo ser uma avaria parcial.
II
- Falhas nas instalações, por terem um projeto global malfeito, ou
porque suas instalações (máquinas, equipamentos, edifícios) ou pessoas
falharam.
III
- Falhas de pessoal, que podem ser denominadas de erros ou de violações.
IV
- Falhas de fornecedores, que se caracterizam por atrasos na entrega,
problemas na qualidade.
V
- Falhas de clientes, que nascem do mau uso de produtos ou serviços
entregues.
VI
- Falhas como oportunidade, que inevitavelmente leva a conclusão que a
origem de todas as falhas é algum tipo de erro humano.
Os grupos de falhas corretos são: |
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Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
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O
uso de medidas parciais para avaliação do desempenho de uma operação exige um
julgamento para saber se o mesmo é bom, ruim ou indiferente. São utilizados
quatro tipos de padrões para auxiliar nesse julgamento:
I. Padrões históricos: só servem como história, que o proprietário utiliza para tentar convencer novos clientes. II. Metas: são estabelecidas arbitrariamente para definir um nível de desempenho visto como adequado ou razoável. III. Padrões de desempenho da concorrência: é a comparação direta do desempenho de um processo produtivo com o dos concorrentes. IV. Padrões de desempenho absolutos: quando são definidos limites teóricos, como “zero defeito” ou “zero estoque”. Os padrões considerados corretos são: |
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